Pesquisar este blog

terça-feira, junho 24, 2014

NÃO TENHAS ÓDIO QUE DEUS LHE ABENÇOARÁ E NÃO DEIXARÁ PERECER

COLUNA PRA INICIO DE CONVERSA ESPECIAL: 24 DE JUNHO DE 2014

01-. A Copa do Mundo deve deixar grande parte do Pais com um prejuízo incalculável:

Onde tem Jogos e só são 12 Cidades Grandes, no Interior dos Estados e resto do Pais pararam quase tudo pelos jogos em 03 Horários, o que deve crescer é o consumo de Energia e só: que coisa ei.

02-. Os Políticos do PROS do Ceara vão a Brasília presta apoio a Dilma:

Os Políticos do PROS do Ceara vão a Brasília presta apoio a Dilma Rousseff, mais dizendo que o Ministro da Fazenda já devia ter voado pra fora. O PMDB agora tem quem lhe cutuque

03-. Fazendo novo serviço: Na Vicente Barreto onde foi feito a troca da tubulação d’água, e fizeram o calçamento mau feito deixando uma baixa, hoje a Empresa estava lar rebentando novamente o calçamento para fazer de novo.

Um remendo novo numa Calça Velha espera que agora o serviço preste e não fique aquela vala: É pelo menos voltaram para concerta

04-. Como será que esta o Plantão Policial na quebrada velha de Guerra: vou pergunta aos policiais de plantão, perguntei e eles informam que esta tudo tranquilo amem:

Ou lugarzinho tranquilo, dar ate medo uma tranquilidade dessa, mais é bom ficar de olho e ouvidos a espreita, nunca se sabe daqui a pouco: Bom trabalho aos policiais.


Este Cidadão é vitima do ódio mesmo ele sendo um bem feitor das causas sociais 

05-. O texto abaixo não é meu, copiei da internet, o texto pertence Jornal o Diário e dedico aqueles que vomitam ódio nos outros e esquece que pode ser odiado

Quais os malefícios que o ódio pode causar?

Eu já desmaiei certa vez de tanto ódio que senti e hoje estou com muita dor de cabeça devido ao ódio.

Quais outros sintomas o ódio causa?

Quando sentimos, raiva, ódio, ou qualquer outro sentimento ruim os maiores prejudicados somos nós mesmos.

Ocorrem transformações químicas em nosso corpo e que não nos damos conta, o coração acelera, aumenta adrenalina, os ácidos estomacais, fora as alterações psicológicas ( choro, agressividade...), é um verdadeiro turbilhão no físico e aí se você têm algum órgão no corpo que não esteja funcionando bem ou mais sensível acaba adquirindo uma doença, tipo( úlceras, gastrite, dores pelo corpo, dores musculares, cefaleia, enxaqueca...), por isso, pense melhor, porque pior do que ficar com raiva é ficar com raiva e doente.

Sei que é difícil, mas tente tirar esse sentimento de vc de alguma forma, ou perdoando, ou saindo para espairecer, pensar em alguém que você goste muito e ela de você, ou seja, goste mais de vc não se prejudique.

Ódio faz mal a saúde?

Matéria de entrevista feita para o jornal Diário da Região da cidade de São José do Rio Preto. Com o psicoterapeuta e escritor Fernando Vieira Filho (1).

Ódio faz mal a saúde?

Aprender a perdoar é a forma mais fácil de curar as mágoas?

O dicionário define o ódio como uma paixão que impele a causar ou desejar mal a alguém; execração, rancor, raiva, ira. É uma aversão à pessoa, atitude, coisa, repugnância, antipatia, desprezo. Em outras palavras,ódio é o amor ferido ou o contrário do amor. Para o autor do livro “Cure suas Mágoas e Seja Feliz!” (ed. Barany), Fernando Vieira Filho, algumas doenças,como depressão, obesidade, além de problemas financeiros e de relacionamentos,estão diretamente ligados a ressentimentos e mágoas. O autor e também psicoterapeuta cria um termo para explicar as consequências do ódio, a“odiodependência”.

A odiodependência, descrita por Vieira Filho, seria uma dependência psicológica em ressentir, de maneira obsessiva. O ódio, segundo ele, nasce do amor ferido. Em um dos capítulos do livro, o autor explica que a“overdose de ódio” pode matar a si mesmo, por meio das doenças que podem ser desencadeadas por esse sentimento ou até mesmo pelo suicídio.

A saída ou a cura do desejo de odiar é o perdão. Para isso,a recomendação do especialista é deixar de lado o problema, isso não significa apagar da memória e sim tirar a importância do que está causando o ressentimento, a mágoa.

Em entrevista à reportagem do Diário, Fernando Vieira Filho explica as consequências do ódio para quem o sente e para quem é odiado, além de falar sobre os benefícios de aprender a perdoar.

Diário da Região - O que é a ODIODEPENDÊNCIA?

Fernando Vieira Filho - É um termo que criei para utilizarem meu livro “Cure suas Mágoas e Seja Feliz!”, para descrever o estado de dependência psicológica em ressentir, de forma obsessiva, sensações de decepção. O ódio nasce do amor que se decepciona, machuca, fere; quando se diz amor ferido, amor machucado, mágoa, ressentimento, estes termos, na realidade,são sinônimos da palavra ódio.

Diário - No livro, você diz que, assim como a droga, o ódio também vicia. De que maneira o ódio pode causar dependência psicológica?

Fernando Vieira Filho- O vício, a compulsão em odiar, assim comopelas drogas, se caracteriza por um estado obsessivo, de subjugação, queescraviza a vontade e submete o desejo da pessoa.

Diário- Quais as características mais evidentes dessa dependência psicológica?

Fernando Vieira Filho - No odiodependente, a compulsão para odiar é mais forte que sua vontade de amar, perdoar e até viver. Carrega uma personalidade frustrada, distorcida, invejosa, crítica, julgadora e difamadora,e costuma ser terrivelmente ingrato com aquelas pessoas que tentam ajudá-lo. O ódio faz com que se sintam poderosos, superiores a tudo e a todos. E o pior é que desejam atrair outros para seu infortúnio.

Diário - Quais são as consequências do ódio para quem osente?

Fernando Vieira Filho - O odiodependente tem seus pensamentos voltados para uma maneira de odiar mais, de se apegar ao objeto de seu ódio, e uma forma de disseminá-lo em torno de si. E por viver atolado no “pântano da autopiedade”, pode entrar numa crise de depressão, que poderá levá-lo,consciente ou não, a buscar a autoeliminação, por meio do suicídio, doenças e até acidentes. Como disse o escritor americano Hosea Ballou (1771-1852), “Odiar é punir a si mesmo”.

Diário - O ódio pode prejudicar também quem é odiado?

Fernando Vieira Filho - Sim, e muito. O caso mais emblemático de odiodependência foi Adolf Hitler, que com sua submissão ao ódio foi responsável   pela morte de milhões de pessoas. 

O viciado em ódio, geralmente, critica,condena, difama e faz sofrer, principalmente, as pessoas generosas, bondosas, compassivas que vivem ao seu lado - tanto na sua constelação familiar quanto no seu meio profissional e de relacionamento. Em casos mais graves, o vício de odiar pode levá-lo a perigosas psicoses obsessivas, com mania de perseguição,enfim, pode levar o doente a cometer homicídios diretos e generalizados.

Diário - O que leva uma pessoa a sentir ódio?

Fernando Vieira Filho - O ódio é o amor decepcionado, ferido,machucado, magoado, ressentido etc. Como disse Freud: “(...) o amor e o ódio não raro comparecem juntos, orientados para um mesmo objeto (...)”. O psicanalista francês Lacan disse: “(...) não se conhece nenhum amor sem ódio.”Assim, considero o ódio como um dejeto do amor e, por isso, deve ser evacuado  sempre. Para isso, o único caminho é o perdão.

Diário - O ódio tem tratamento? É possível se livrar desse sentimento?

Fernando Vieira Filho - Sim, tem tratamento e cura. Para um bom resultado, o doente tem que se comprometer ao tratamento. Primeiro passo é a conscientização do ódio e o segundo e mais difícil é trabalhar e exercitar o perdão e o auto perdão.

Diário - Como superar o ódio e aprender a perdoar?

Fernando Vieira Filho - Guardar mágoas (ódio) é o mesmo que armazenar veneno dentro de si próprio e, aos poucos, ele acaba intoxicando o corpo e amente. E a dificuldade de perdoar, a meu ver, é porque ainda amamos o objeto de nosso odiar. E também, porque acreditamos que para perdoar temos que esquecer –no sentido de “perder a memória”. Ora, para perdermos a memória, temos que sofrer amnésia, que vem através de uma lesão cerebral, AVC. 

O que devemos fazer é esquecer no sentido de “deixar de lado”, isto é, tirar a importância que nosso objeto de ódio teve ou continua tendo em nossa vida. Assim o perdoar é você relegar o ofensor à “desimportância” em sua própria vida. É tirarmos da pessoa que nos magoou a posição de “protagonista” de nossa história de vida,colocando-a na posição de “coadjuvante” e, melhor ainda, na de “figurante” de nossa história.

Diário - O perdão tem efeitos positivos sobre a saúde física e mental?

Fernando Vieira Filho - O ódio (ressentimento e mágoa) nos afeta deforma incisiva e absoluta. 

A pior consequência de guardar ódio e não perdoar é a de nós mesmos fazermos doenças mentais e físicas. A ciência psicossomática,com a qual eu trabalho, prova isso de maneira categórica. 

É por isso que, hoje em dia, algumas linhas da medicina já dizem: “O paciente fez um câncer”, “a paciente fez uma fibromialgia”, “fez uma depressão”. Assim, o exercício do perdão é uma ferramenta de prevenção à grande maioria das doenças conhecidas. E quando a doença física ou mental já está “feita” em nosso corpo, tratamento médico ou psicológico formal é necessário. Aí, o uso e a prática do perdão vão interagir, de forma muito positiva, potencializando o tratamento médico  convencional, que nunca deve ser esquecido. Em meu livro “Cure suas Mágoas e Seja Feliz!”, apresento técnicas simples e objetivas para perdoar.


Vou ali e volto amanha se deus permitir, Boa Noite 

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...