Pesquisar este blog

domingo, setembro 20, 2015

Coluna Pra Início de Conversa 20/09/2015 

01 – Se encerra hoje (20) setembro o prazo para os candidatos a conselheiros (as) tutelares fazer campanha:

Desde já começo agradecendo a cada um que teve sua competência e confiança neste Blog, para defender suas propostas e levar a sociedade um pouco de conhecimento do que é o Conselho Tutelar, aos demais também desejo sorte na campanha e que todos sejam bem visto.

Candidatos que defenderam suas tese e propostas neste Blog.

1º Candidato a defender sua Candidatura a Conselheiro Tutelar de São Francisco do Oeste.

Jackison Queiroz

 

O conselho tutelar é um órgão público do município, vinculado à prefeitura, e um órgão autônomo, ou seja, é responsável pelas decisões que tomar sem que haja interferência de outras instituições em seu funcionamento, é um órgão não jurisdicional, sendo em suas atribuições, uma entidade pública, com funções jurídicas administrativas, não estando vinculado ao poder judiciário.

O conselho tutelar tem por objetivo zelar pelo direito das crianças, e dos adolescentes, que foram ameaçadas, e tiveram os seus direitos violados, com base no ECA (Estatuto da criança e do adolescente). Por este motivo estou mim candidatando a conselheiro tutelar, pois sempre gostei de ajudar as pessoas na medida do possível, ou seja, no que estava a o meu alcance, mais não sabia como alcançar um número maior de pessoas, principalmente as crianças, os adolescentes, idosos, e pessoas que se sentem excluídas da sociedade, muitas vezes sendo agredidos, e humilhados por pessoas que deveriam lhes proteger.

O conselho tutelar, foi um meio que vi como uma oportunidade se eleito, de ajuda famílias, que muitas vezes são desestruturadas não só pela falta de recursos, mais a falta de informação, e sem alguém para orientá-las, e que pudessem contar em momentos que se encontram desamparadas, e sem apoio para enfrentar situações delicadas, que exija dialogo, e apoio emocional.

Tenho como principal objetivo, ser intermediador, com base na família, e na sociedade em geral.

2º Candidato a defender sua Candidatura a Conselheiro Tutelar de São Francisco do Oeste/RN, João Alves de Souza Sobrinho.


Qual a função de um Conselheiro Tutelar?

A função de Conselheiro Tutelar foi criada em Julho de 1990, juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), profissional fundamental no desenvolvimento da sociedade.

Para tanto, como Conselheiro Tutelar serei “A Voz da Criança e do Adolescente” minha função principal será de zelar e valorizar os direitos da Criança e do Adolescente, pois o órgão busca transformar a vida da pessoa, prezando pelo desenvolvimento humano com base em determinadas hipóteses ou pressupostos.

Para fazer parte do órgão e atuar como um conselheiro tutelar, o cidadão deve ter acima de 21 anos e ser comunicativo, pois devem ser capaz de manter um diálogo com os pais ou responsáveis, poder judiciário e comunidade. Além disso, como profissional preciso se fazer presente onde existe violação de direitos, agir para que isso acabe ou evitar que aconteça. Entretanto, é necessário esclarecer que conselheiro não é policial e nem juiz, ele apenas zela os direitos da criança e do adolescente.

O que o Conselho Tutelar representa na sociedade?

É importante que as pessoas percebam que o Conselho Tutelar representa a própria comunidade. Como órgão autônomo é também encarregado pela sociedade de zelar para que tudo aquilo que esteja assegurado em lei aconteça na prática na vida de crianças e adolescentes.

O Conselho Tutelar é um instrumento nas mãos dos cidadãos para zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação.

Portanto assim que o órgão recebe uma denúncia de violação de qualquer direito de uma criança ou adolescente, o Conselho Tutelar como um todo passa a acompanhar o caso devidamente, para assim definir a melhor maneira de resolver o problema e devolver ao indivíduo o direito de poder usufruir de tudo aquilo que está previsto em lei, ou seja, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Propostas do Candidato João Alves Nº 18 ao Conselho Tutelar de São Francisco do Oeste/RN.

Tema da Campanha: “A Voz da Criança e do Adolescente”.

01 - Trabalhar em prol da Criança e do Adolescente, de acordo com o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que a legislação rege direitos e deveres de Pais, Filhos, Estado e demais instituição responsáveis pelos jovens de 0 a 18 anos.

02 – Ser “A Voz da Criança e do Adolescente” zelando e valorizando os seus direitos; Pretendo ser capaz de manter um diálogo com os pais ou responsáveis, poder judiciário e comunidade;

03 - Buscar transformar a vida da pessoa, prezando pelo desenvolvimento humano com base em determinadas hipóteses ou pressupostos;

04 – Estar presente e acompanhar os casos onde existir violações de direitos; agindo de forma que isso acabe ou evitar que aconteçam.

05 – Trabalhar com a prevenção, é uma visão diferente que acredito ser possível fazer; mobilizar a sociedade como um todo;

06 - Contribuir para que as Crianças e Adolescentes do nosso município tenham pleno atendimento em seus direitos fundamentais; e vou zelar por esse cumprimento junto à sociedade, poderes públicos e instituições de um modo geral;

07 - Atuar em parcerias com os órgãos públicos, priorizando condições dignas de existência, punindo na forma da lei qualquer atentado, por omissão, aos direitos da Criança e do Adolescente;

08 - Trabalhar junto às comunidades com intuito de orientar sobre os direitos das Crianças e Adolescentes, trazendo sugestões para melhorar e ampliar as garantias desses direitos;

09 - Pretendo zelar pelas famílias que procurem o Conselho Tutelar transmitindo a elas segurança e esperança através de um atendimento de qualidade, pontualidade e ética em busca da resolução dos direitos a que foram violados, pois é com base na lei que quero trabalhar;

10 - Defender que o Conselho Tutelar esteja mais próximo da comunidade, para que todos passem a ver a entidade como parceira da busca de direitos e não como órgão repressor, posto que a atribuição do Conselho Tutelar seja de orientação e auxílio.

Candidato: João Alves de Souza Sobrinho;

Tema: “A Voz da Criança e do Adolescente”.

​Número: 18;

Muitíssimo obrigado pelo espaço, meu amigo e companheiro Nelson Mandella.

3º Candidata a defender sua Candidatura a Conselheira Tutelar de São Francisco do Oeste/RN.

MIKARLA QUEIROGA


A Constituição Federal estabelece que a “família é a base da sociedade” (Art. 226) e que, portanto, compete a ela, juntamente com o Estado, a sociedade em geral e as comunidades, “assegurar à criança e ao adolescente o exercício de seus direitos fundamentais” (Art. 227).

É notório que a Criança e o adolescente sempre foram alvos de grandes discriminações por parte da sociedade, no qual alguns não se preocupam em respeitá-los, ou entendê-los, desconhecendo o fato de que os mesmos são pessoas ainda em desenvolvimento.

A sociedade não dispõe de meios próprios para a autodefesa, então o Conselho Tutelar através do Estatuto da Criança e do Adolescente tratou de introduzir a participação efetiva da Família, da Comunidade, da Sociedade e do próprio Estado, colocando se como verdadeiros defensores desses direitos.

Em decorrência disso me disponibilizo em prol da defesa dessas crianças e adolescente do nosso município, e me responsabilizo em ajudar e procurar meios para socializar estas crianças, através de projetos culturais que vise engaja-las na sociedade, por meio do esporte, lazer, teatro, leituras e dança, assim como também defender todos os seus direitos que conforme o artigo Art. 4º refere à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. No meu ponto de Vista esses são aspectos extremamente necessários para o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Como candidata a Conselheira Tutelar asseguro que farei o possível para exercer com competência todos os meus deveres enquanto defensora dos direitos voltados a criança e adolescente da minha querida São Francisco do Oeste, e assim uso como lema de minha campanha a frase:

“Pra defender e fazer valer”.

4º Candidato a defender sua Candidatura a Conselheiro Tutelar de São Francisco do Oeste/RN, 

Valcimar Ferreira



Saudações a todos!!!

Garantir direitos é celebrar a vida!

Gostaria de agradecer aqui neste espaço, primeiramente a Deus e a minha Família pela oportunidade de estar mais uma vez concorrendo a uma vaga a Conselheiro Tutelar nesta cidade de São Francisco do Oeste, militando em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de nossa Comunidade.

O Conselho Tutelar é um órgão de defesa dos direitos da criança e do adolescente e esse foi o motivo pelo qual fui eleito e escolhido e que pretendo dar continuidade a este trabalho, buscando defender o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para tanto, preciso do seu voto. Um voto que demonstrará a confiança em um trabalho realizado nos últimos 3 anos e que se estenderá com mais compromisso, dedicação e experiência. Me doei ao máximo, fiz o meu melhor. E espero receber o reconhecimento da população, com as energias renovadas para os próximos 4 anos.

Na verdade, ser Conselheiro Tutelar nos dias de hoje, no mundo em que vivemos, não é uma tarefa fácil, mas me comprometo a não decepcionar nenhum daqueles que me confiaram a reponsabilidade com o seu voto.

Desejo boa sorte a todos os candidatos! Que Deus possa iluminar a mente dos que saírem vitoriosos nesta Eleição, dando sabedoria, paciência e equilíbrio emocional para enfrentar e resolver os desafios decorrentes desta função da melhor forma possível, sempre mantendo o respeito com todos e a ética profissional.

Que a minha coragem seja maior que o meu medo, e que ela ande junto com a minha fé.

Conto com o seu apoio e com o seu voto.

Um forte abraço!

Valcimar Ferreira – 41

Por fim, agradeço ao amigo Nelson Mandella pelo espaço cedido.

5º Candidato a defender sua Candidatura a Conselheiro Tutelar de São Francisco do Oeste/RN

José Lôbo dos Santos “ José Lôbo”


Venho hoje através desse meio de comunicação pedir humildemente aos meus amigos e amigas de São Francisco do Oeste o seu voto para conselheiro tutelar. Pois sei que você meu amigo você minha amiga talvez já tenha se comprometido com outros candidatos, mas peço encarecidamente que no dia 4 de outubro de 2015 antes de você votar faça um analise, uma avaliação dos candidatos e veja qual deles mais se identifica com essa causa “ Na Proteção e na Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes” veja também qual desses candidatos tem mais necessidade financeiras. Pois eu José Lôbo dos Santos “ Zezinho de Chico Matias “ sou pai de quatro filhos e sei o quanto é difícil viver desempregado sem nem uma renda em casa, uma vez que a maioria dos meus colegas candidatos moram ou “convivem” com uma pessoa empregada em casa, outros não tem empregado, mas a quantidade de pessoas em casa é menor que da minha família.

Por tanto peço a minha família a aos meus amigos e amigas, a oportunidade de assumir com grande responsabilidade a função de conselheiro tutelar. Pois estou consciente que posso fazer algo para garantir, proteger e zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes.

No dia 04 de outubro vote consciente voto 87 José Lôbo.

E faça valer os direitos de crianças e adolescentes.

Qual a função de um Conselheiro Tutelar?

É fiscalizar as entidades de atendimentos dos programas garantido os direitos das crianças e adolescentes. (Solicitar e requisitar serviços seja na área da saúde, educação, esporte, lazer e segurança).

O que o Conselho Tutelar representa na sociedade?

É um dos órgãos mais importante de garantias aos direitos das crianças e adolescentes. Esse órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento da lei do estatuto. É autônomo (não está sujeito a nenhum outro órgão e não aceita nenhuma subordinação política. Portanto age dentro dos princípios da legalidade e da lei).

02 – Na área da Saúde da Quebrada:

Cronograma Semanal da Médica Dra. Tereza Raquel de Lima Costa

Manhã 07:30hs às 11:30hs, tarde 13:00hs às 17:00hs


Quem precisa os veículos estão à disposição, é só ligar 99628-0392 Celular oficial do Plantão da noite.

03 - Plantão Policial na Quebrada:

Na cidade está tudo tranquila conforme informou os Policiais de Plantão. Quem precisa da Policia aqui da Quebrada Velha de Guerra é só ligar 99619-2329 telefone oficial. Um ótimo trabalho a todos.

Vou ali e volto amanhã se deus permitir.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...