ANTÔNIO Martins: Campanha Outubro Rosa tem início com atividades contra o câncer
Antônio Martins (RN) – A Prefeitura de Antônio Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta sexta-feira, 16 de outubro, a Campanha Outubro Rosa, com orientações preventivas contra os cânceres de mama e de colo do útero e solicitação de exames, contemplando mulheres da cidade e da zona rural.
A abertura das atividades ocorreu na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Sítio Viramundo/Gama, com palestras ministradas pela médica Viviane Morais, enfermeira Carla Fernandes e toda equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF. O evento foi acompanhado por cerca de 35 mulheres.
“Tivemos uma participação bastante generosa de mulheres interessadas nos procedimentos preventivos”, disse Tássio Carlos, diretor da unidade de Saúde. O enfermeiro abordou a importância do exame de colo do útero e das mamas.
Além de 18 atendimentos médicos, Dra. Vivianne Morais realizou 13 exames preventivos, que detectam alterações das células, solicitou 06 mamografias e 04 ultrassonografias dos seios.
Coube a Dra. Carla Fernandes orientar quanto da prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero, ensinando as mulheres como fazer de maneira correta o autoexame.
O evento foi destinado às mulheres dos sítios Viramundo, Gama, Serrinha do Major, Tamanduá, Sítio Sítio, Barbosa, Cachoerinha, Retiro, Picada 1 e 2, Salvaterra, Colônia, Capim-açu, Trincheira, Açude Novo, Garção, Latão e Lagoa, dentre outras comunidades rurais.
A campanha de alerta sobre os cânceres de mama e de colo do útero prossegue até 23 de outubro, com mobilização prevista para próximo dia 20 no Centro de Saúde da Vila Pintada.
A semana de intensificação das ações será de 19 a 23 deste mês, com orientações, realização de exames preventivos dos câncer de mama e colo do útero e autoexame das mamas, além de panfletagens no Centro de Saúde da cidade e no Hospital Maternidade Justino Ferreira.
O câncer de mama, bem como de colo do útero, são doenças que atingem as mulheres e que, infelizmente, têm levado muitas a óbito, especialmente, devido ao diagnóstico tardio.