Pesquisar este blog

quinta-feira, outubro 15, 2015

Cidades do RN apresentam níveis extremos de seca, aponta agência

Várias cidades estão em colapso e contam com abastecimento através de carros-pipa e sistema de rodízio


Por Saulo de Castro
No RN, várias cidades estão colapso
No RN, várias cidades estão colapso
Em virtude das chuvas escassas registradas nos últimos meses, algumas cidades do RN estão em situação de seca extrema. É o que aponta o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas.
Atualmente, as cidades em colapso são Acari, Carnaúba dos Dantas e Currais Novos, na região Seridó; Antônio Martins, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, São Miguel e Tenente Ananias, no Alto Oeste; além de Macau, na região Central.
Nas demais regiões do estado, a intensidade da seca continua variando de fraca a excepcional (quando não há chuvas no período esperado). Segundo os dados da ANA, além da região Central Potiguar, outra área com maior severidade na estiagem é o extremo oeste, com destaque para a microrregião da Chapada do Apodi, que abrange os municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado.
No Agreste e Leste Potiguar, onde a vegetação apresenta sinais de stress elevado, também houve expansão do estado de seca, mas ainda assim, considerada fraca. Os dados da ANA levam em conta a última atualização feita pelo monitor de secas em agosto deste ano.
Mapa mostra situação da seca na região Nordeste (Foto: Inema/Bahia)
Mapa mostra situação da seca na região Nordeste (Foto: Inema/Bahia)
Medidas
Para amenizar a situação de seca causada pela estiagem nesses municípios a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) desenvolveram medidas como a utilização de carros-pipa e o abastecimento através de rodízio, com dias e horários alternados.
Como forma se suprir a demanda, a Caern ampliou, na semana passada, a lista de cidades abastecidas no esquema de rodízio. A quantidade aumentou de 42 para 80 cidades, com a inclusão dos municípios das regiões central e agreste do Estado.
De acordo com a companhia, a medida é preventiva e visa prolongar o tempo de abastecimento destas cidades, observando que o cenário de estiagem tem se intensificado dia a dia.
Nas cidades em rodízio, a Caern define os critérios de distribuição da água de acordo com as características do sistema, bem como a reserva ainda existente.

Portal no AR

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...