Coluna Pra Início de Conversa 09/10/2015
01 – Emater, Sindicato, CMDS, Poder Legislatico, Secretario de Saúde e Secreria de Assistência Social se reúne com Beneficiários do Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal
A Emater Local na pessoa de Gilvan Torres e Regional na pessoa de Aroldo juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Presidente Nelson Mandella, CMDS, Poder Legislatico Representado pelo Vereados Alexandre, Secretaria de Saúde na pessoa de Taciana, Secretaria de Assistência Social representada pela Assistente Social Patrícia Dantas e Beneficiários do Programa Brasil Sem Miséria, se reuniram na Escola Estadual Professor Manoel Herculano para uma avaliação do programa, na ocasião foi ministrada uma palestra com a nova Coordenadora do Programa Bolsa Família, Patrícia Dantas.
O objetivo foi avaliar o investimento que cada benefício fez com o recurso, além de trazer mais conhecimento sobre como funciona realmente os requisitos para esta dentro do CADÚNICO e do Programa Bolsa Família, na reunião também esteve presente a Nutricionista Taciana, Priscila e Janduir Alexandre.
O que é
O Plano Brasil Sem Miséria foi lançado em junho de 2011 pela Presidenta Dilma para aprofundar ainda mais as conquistas obtidas no governo Lula, que permitiram crescer distribuindo renda, reduzindo desigualdades e promovendo inclusão social. Com o Brasil Sem Miséria nosso país vai além, colocando ao poder público e a toda a sociedade o ambicioso desafio de superar a extrema pobreza.
O público prioritário do Plano são os milhões de brasileiros que, a despeito dos reconhecidos avanços sociais e econômicos do país nos últimos anos, continuam em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda mensal inferior a R$ 70.
Sabemos que a extrema pobreza se manifesta de múltiplas formas além da insuficiência de renda. Insegurança alimentar e nutricional, baixa escolaridade, pouca qualificação profissional, fragilidade de inserção no mundo do trabalho, acesso precário à água, energia elétrica, saúde e moradia são algumas dessas formas. Superar a extrema pobreza requer, portanto, a ação articulada desses e de outros setores.
É por isso que o Brasil Sem Miséria envolve vários ministérios, com a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Esta cartilha traz fichas explicativas sobre ferramentas, ações, programas, benefícios, serviços e centros de atendimento do Brasil Sem Miséria que funcionam sob responsabilidade desses ministérios.
O papel dos municípios
Todos os estados brasileiros aderiram ao Plano por meio de pactuação voluntária. Mas para que o Brasil Sem Miséria funcione de verdade, é fundamental que haja forte envolvimento dos municípios. Um dos motivos para a centralidade dos municípios é o Cadastro Único, porta de entrada para o Brasil Sem Miséria. Afinal, o responsável pelo registro das famílias no Cadastro é o poder público municipal. O município também tem papel de destaque no funcionamento da rede de assistência social, a grande referência para as famílias mais necessitadas no país.
02 – Sessão na Câmara de hoje parece que foi interessante amanhã buscaremos detalhes......
03 – Moradores da Rua Valdemiro Guerra de Lima fazem cobrança para retirada de entulhos, vejam o texto abaixo
O Blog emenda: Aproveitando a oportunidade também peço em nome dos moradores da Vicente Barreto o concerto desse pequeno buraco precisamente em frente ao Mercadinho do amigo Dindinho, e também que se possível seja feito esse esgoto na rua do Centro de Saúde fica bem pertinho de la, em frente a Gráfica do Amigo Edvagner. Quem ganha com isso é o povo.
04 – Na área da Saúde da Quebrada:
Quem precisa os veículos estão à disposição, é só ligar 99628-0392 Celular oficial do Plantão da noite.
05 - Plantão Policial na Quebrada:
A cidade está tudo tranquilo e sem alterações conforme informou os Policiais de Plantão, só não se sabe até quando tudo é imprevisível. Quem precisa da Policia aqui da Quebrada Velha de Guerra é só ligar 99619-2329 telefone oficial. Saudações a Todos.
Vou ali e volto amanhã se deus permitir lembrado que a família está de olho.