Juiz suspende temporariamente transferência de Fernando Freire
De acordo com o magistrado, a PM informou que o ex-governador corre vários riscos caso seja transferido para alguma unidade prisional.
Um novo capítulo começou a ser escrito nesta terça-feira (13) na novela do ex-governador Fernando Freire, condenado por crimes de peculato, desvio de recursos públicos e enriquecimento ilícito. O juiz da 12ª Vara Criminal de Natal, Henrique Baltazar Vilar dos Santos, suspendeu temporariamente a transferência do ex-governador para cumprir pena em um presídio.
De acordo com o juiz, ele foi informado pelo Comando Geral da Polícia Militar que a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) comunicou que o ex-governador corre vários riscos caso seja transferido para alguma unidade prisional.
Questionado sobre quais riscos Fernando Freire estaria correndo, visto que ele ficaria em uma sala isolada dos demais apenados, o juiz disse que não sabe explicar e que já pediu esclarecimentos à Sesed. “A secretaria tem um prazo de três dias para esclarecer que riscos são esses, caso não sejam esclarecidos, o ex-governador será transferido”, afirmou.
No último sábado (10), Fernando Freire voltou a ser transferido para o quartel do Comando Geral da Polícia Militar, onde ficou custodiado quando chegou a Natal em julho deste ano.
Fernando Freire foi preso no dia 25 de julho deste ano na orla da Praia de Copacabana, zona sul da capital fluminense. A prisão foi feita por agentes da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro.
O ex-governador foi condenado por supostos desvios de recursos públicos entre fevereiro e novembro de 2002, e estava foragido da Justiça desde 2014. No total, quatro mandados de prisão haviam sido expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
No Minuto