Farmácia Popular cresce 45% no primeiro mês de gratuidade
No primeiro mês em que ofereceu medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o programa Farmácia Popular apresentou crescimento de 45%. O aumento no número de autorizações (para venda e oferta grátis) foi para todos os 25 itens do Aqui Tem Farmácia Popular. Os dados correspondem ao período entre 14 de fevereiro e 14 de março, quando completa um mês da campanha “Saúde Não Tem Preço” nas farmácias da rede privada credenciadas ao programa.
Do início da gratuidade até a última segunda-feira (14), foi retirado um total de 2,6 milhões de itens contra 1,8 milhão no período anterior (de 14 de janeiro a 14 de fevereiro). O aumento das autorizações para oferta gratuita de medicamentos foi de 61% para hipertensão e 50% para diabetes.
O programa também é vantajoso para o comércio varejista ao alavancar as vendas de outros itens disponíveis nos estabelecimentos. “Com isso, as farmácias e drogarias credenciadas ao programa aumentam a competitividade no mercado em relação aos estabelecimentos não-conveniados”, analisa o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior.
Programa - Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o Aqui Tem Farmácia Popular oferece mais 14 tipos de medicamentos, com até 90% de desconto, utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Os medicamentos são oferecidos em mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas e nas 544 unidades próprias (administradas pelo governo federal) do programa.
Como obter os medicamentos - Para obter os produtos disponíveis no Farmácia Popular, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.
Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados pelo princípio ativo ou "nome genérico”, que é a substância que compõem o medicamento.
Dúvidas sobre o Farmácia Popular podem ser esclarecidas e comunicadas ao Ministério da Saúde – pelos estabelecimentos credenciados ou pelos usuários do programa – por meio do Disque-Saúde (0800-61-1997) como também pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br
A população também pode se informar sobre as unidades credenciadas mais próximas à casa do usuário por meio de serviço de SMS (mensagem via celular) . Para obter a listagem, basta enviar mensagem para o número 27397 informando o CEP da residência (somente os números, sem sinais gráficos) que, em poucos segundos, o usuário recebe resposta sobre nome, endereço e telefone de até três farmácias. O serviço de “torpedo” via SMS é gratuito e está disponível até o final deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.