Pesquisar este blog

sexta-feira, abril 01, 2011

José Alencar deixa saudades aos Brasileiros Politizados


Alencar começou a trabalhar cedo e tornou-se empresário de sucesso aos 36 anos 



José Alencar nasceu em uma família pobre em um povoado perto de Muriaé, cidade situada a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte, em 17 de outubro de 1931. Era um dos 14 filhos de Dolores Peres Gomes da Silva e Antônio Gomes da Silva. Começou a trabalhar aos sete anos, saiu de casa aos 15 e aos 36 já se tornara um empresário de sucesso. Era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.
Alencar resistiu a 17 cirurgias e é considerado um símbolo da luta contra o câncer.
Elegeu-se senador por Minas Gerais pela primeira vez em 1998, com quase três milhões de votos. Em 2002, compôs a chapa do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, elegendo-se vice-presidente para o período 2003-2006; sendo reeleito para o segundo mandato até 2010.
Iniciou a carreira empresarial aos 18 anos, quando abriu a lojinha “A Queimadeira”, em Caratinga (MG), pois iria vender barato para “queimar” os estoques de tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas, sombrinhas e armarinho. Desde os 14 anos, já vinha acumulando experiência como balconista. Primeiro em Muriaé, onde ganhava 600 cruzeiros por mês. Depois, em Caratinga, para onde se mudou porque recebeu uma proposta de emprego melhor.
Depois de “A Queimadeira”, o ex-vice-presidente da República foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão e atacadista de tecidos.
Como empresário, dedicou-se também às entidades de classe empresarial, tendo sido presidente da Associação Comercial de Ubá (MG), diretor da Associação Comercial de Minas, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Ganhou dimensão nacional ao se associar, em 1967, ao empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira. Naquele ano, entraram no negócio de beneficiamento de algodão com primeira fábrica da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), em Montes Claros (MG).
Um dos maiores grupos industriais têxteis do País, a Coteminas tem hoje uma unidade industrial na Argentina e outras 11 em quatro estados brasileiros: Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina. A empresa produz e distribui fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis. As mercadorias são vendidas no mercado interno, nos Estados Unidos, Europa e países do Mercosul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...