Pesquisar este blog

domingo, maio 22, 2011

Materia do Jornal Gazeta do Oeste Mossoró/RN



Medidas simples podem evitar conjuntivite que continua atacando muitas pessoas

O número de casos de pessoas com conjuntivite vem crescendo nos últimos dias em Mossoró. A maior quantidade é de origem viral. Segundo Alfredo Passalacqua, infectologista, a situação já pode ser considerada um surto da doença, mas a população não deve se alarmar.
 “A conjuntivite não vai levar a nenhuma deficiência visual. Mas, é importante que as pessoas tomem cuidados simples, pois pode ter conjuntivite viral que pode virar infecção bacteriana”, afirma o infectologista, explicando que a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva – tecido bem fino e transparente que recobre o olho e por dentro das pálpebras.
 “A doença não vai deixar sequelas e os cuidados para preveni-la são bem simples”, disse.
 Ele conta que talvez a umidade do ar nesse período e a falta de cuidados simples – como lavagem constante das mãos com água e sabão – predisponham o processo e facilitem a transmissão de pessoa para pessoa muito rápido.
 “A transmissão é muito fácil, e óculos, objetos, toalhas e material de maquiagem servem como veículos de transmissão do vírus. A não higienização das mãos constantemente e a pessoa passar várias vezes o dedo nos olhos ajudam a transmissão”, ressaltou.
 Alfredo explica que a conjuntivite dura em média de uma semana a 10 dias.
 “Nesse período há a transmissão e o ideal é que as pessoas, principalmente, as que frequentam locais com grande fluxo de pessoas lavem sempre as mãos e os olhos com soro fisiológico e tenham precaução. Evitem usar objetos de uso comunitário. Eu atendi muitos casos de pessoas com conjuntivite, mas entre um paciente e outro lavava muito bem as mãos com água e sabão e álcool a 70º”, orientou.
 O especialista explicou que os principais sintomas da doença são: vermelhidão, ardência, queimação, lacrimejamento e sensação de corpo estranho no olho.
 “É preciso que as pessoas ao observarem alguns desses sintomas procurarem um médico que ele avaliará os sintomas”, complementou.
 Com informações da repórter Daniele Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...