Pesquisar este blog

segunda-feira, maio 02, 2011

Pra inicio de conversa

Programa vai rastrear lavagem em tempo recorde. Um Programa desenvolvido pelo Governo vai rastrear lavagem de Dinheiro Público em qualquer área da administração dizem eles, duvido rastrear os desvios deles mesmo. - No 1º de Maio, inflação é protagonista do embate entre petistas e tucanos, nem um dos dois tem moral para nada e ficam levando a maioria dos Burros analfabetos políticos.  - Morte de Bin Laden fortalece imagem de Obama como líder, diz imprensa, mais uma mentira esta sendo montada para ferrar o Mundo enquanto os grandes problemas deixam de ser resolvidos, tais como a Fome, as pestes, vírus e Guerras por Petróleo e Água. Coligações partidárias podem estar perto do fim - PSDB e DEM estudam aliança compulsória, quer dizer, uma sessão de afundamento das riquezas Naturais, Moral e Cívica do Pais. Endividamento e inflação corroem poder de consumo, já não é mais surpresa é uma realidade de 60 anos. - Corpo de Bin Laden já teria sido sepultado, diz imprensa americana. Um dos filhos do terrorista também foi morto em ataque. Mais uma mentira dos Estados Unidos e vai conseguir que o resto do Mundo engula a historinha de Carocha, menos eu.  
Pressão alta também afeta os olhos
Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Entre aqueles com mais de 55 anos o índice chega a 50%. A hipertensão arterial é uma doença "silenciosa" e as alterações oftalmológicas podem ser as primeiras manifestações, devendo servir como alerta para o tratamento deste problema.
O distúrbio é tão sério que preocupa os cardiologistas. A Sociedade Brasileira de Cardiologia desenvolve este mês a campanha Eu sou 12 por 8, mostrando a importância de se combater os fatores responsáveis pelo aumento dos níveis da pressão arterial.  Ronaldo é um dos garotos-propaganda desta ação.
Os olhos podem ser afetados pela pressão alta. O médico retinólogo Sebastião Ferreira Neto explica que em uma visita regular ao oftalmologista além de verificar as condições da saúde visual podem ser detectados problemas como a hipertensão. “Ela pode ser detectada pelo exame de fundo de olho. Quando a hipertensão se instala, todo o sistema cardiovascular é atingido e os vasos da retina permitem uma observação clínica direta do problema". Afirma o especialista.
Segundo o oftalmologista, as alterações oculares provocadas pela hipertensão arterial são chamadas de retinopatia hipertensiva, pois atingem a retina. “Essas alterações acontecem nos vasos da retina, que sofrem um estreitamento vascular ou mesmo um engrossamento da parede dos vasos, causando o aparecimento de grandes hemorragias dentro do olho, associadas às áreas de infarto da retina. Isso pode desencadear, por exemplo, um descolamento de retina”, diz.
Sebastião Ferreira Neto explica que ainda não existe cura para a retinopatia hipertensiva, mas há como evitá-la, prevenir a sua evolução e em alguns casos recuperar parte do dano. Ele afirma que pacientes com hipertensão arterial sistêmica devem realizar um exame de fundo do olho assim que receberem o diagnóstico do distúrbio.
O especialista enfatiza que, para evitar problemas oculares ou agravar algum já existente por causa da elevação da pressão arterial, o paciente hipertenso deve ter a pressão arterial controlada, manter o peso ideal; praticar atividades físicas regularmente; não consumir sal em excesso; evitar o fumo, bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura; controlar o colesterol e checar a pressão arterial em exame rotineiro. A coisa é seria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...