PF vai apurar invasão de e-mail
Publicado em 1 de julho de 2011
Site do PT e correio eletrônico pessoal da presidente Dilma foram atacados antes da eleição do ano passado
Brasília. O governo decidiu acionar a Polícia Federal para investigar e localizar o hacker que invadiu o correio eletrônico pessoal da presidente Dilma Rousseff. A ordem foi repassada ao Ministério da Justiça, responsável pela PF, que já estava reunida na tarde da última quarta-feira para traçar a estratégia da investigação.
O diretório nacional do PT confirmou, ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que teve o site invadido por um hacker antes da eleição, no primeiro semestre do ano passado.
Segundo o partido, a estratégia usada pelo hacker foi obter informações pessoais de quem navegava no site. O PT informou que comunicou a invasão à Polícia Federal para que fossem tomadas providências.
A edição da última quarta-feira do jornal "Folha de S. Paulo" informou que um hacker invadiu o correio eletrônico pessoal da presidente e copiou 600 e-mails que ela recebeu durante sua campanha à Presidência.
A reportagem encontrou-se com o hacker na última segunda-feira, num shopping de Taguatinga (DF), a 20 Km de Brasília. Ele não quis se identificar. Afirmou apenas que se chama Douglas, está desempregado, mora na cidade e tem 21 anos. O hacker afirmou que fez um ataque ao computador pessoal da então candidata em duas etapas e copiou cerca de 600 mensagens da sua caixa de entrada.
Douglas contou que primeiro invadiu o site do diretório nacional do PT na internet e se aproveitou de uma vulnerabilidade da página para copiar e-mails pessoais de petistas e outros dados. O PT também informou que detectou ano passado a ação de hackers que desfiguravam a página inicial do partido colocando fotos e dizeres.
Outras invasões
Douglas também confessou ter violado o e-mail do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O petista, que está na Europa, afirmou que detectou a invasão de sua caixa postal e registrou a ocorrência na Polícia. Na semana passada, uma onda de ataques de hackers teve como alvo sites de órgãos do governo federal. Segundo balanço divulgado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), 20 portais do governo e 200 sites municipais foram atacados.
Ontem, o perfil do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) no Twitter também foi invadido. Algumas publicações na conta indicavam a ação. A assessoria de imprensa do tucano não soube informar o que de fato aconteceu com o perfil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.