Uns, dizem que é arte, outros degeneração e há até quem a compare com a perversão.
Se pensarmos pelo lado utópico, conduzir o povo, através da oratória e da propaganda, a lutar pelos seus anseios, é uma tarefa das mais nobres. E foi assim que a demagogia começou. Todavia, mesmo com essse caminho virtuoso, ser demagogo tornou-se, já a partir de Platão, algo que não deveria ser almejado pelos homens. Não deveria! No entanto, é o que os homens políticos mais têm feito.
Falemos francamente: demagogia, é hipocrisia!
O demagogo é aquele homem que apela para as emoções poulares, buscando persuadir o povo de que a sua vontade é a correta. Mesmo quando este não acredita no que diz, convence a massa a seguir o caminho que indica. Este indivíduo brinca com os sonhos humanos, e faz a todos de marionetes dos seus desejos. Políticos assim, gostam de meias verdades, prometem o que podem e o que não devem, sabendo que não poderão cumprir.
O interesse do demagogo é simples de compreender, mas nem sempre percebemos que estamos sendo vítimas dele. O que ele pretende é simplesmente garantir seu poder. Não quer tornar nação nenhuma mais honrada, se assim podemos dizer. O demagogo virou “figurinha carimbada” na democracia ocidental, apesar de seus interesses parecerem, em muito, com os de grandes ditadores da história.
O discurso demagogo é bonito de se ouvir. Soa aos nossos ouvidos como uma bela canção advinda da Revolução Francesa: Libertè, Fraternitè e Igualitè! È assim que eles clamam pelo povo. Entretanto sua índole é digna de um Führer.
Todas as vezes que encontrarmos um país em que a lei é subordinada ao interesse de poucos, poucos estes detentores de poder, estaremos diante de um povo que vive de demagogia. Ela vicia, nos torna dependentes, pois ela alimenta nossos sonhos, nossas esperanças. Ficamos sentados ouvindo, esperando que o mundo realmente se torne tudo aquilo que o demagogo prega. E sim, ele prega! Como se fosse um padre ou pastor que promete aos seus fiéis que o reino dos céus lhes é garantido se seguirem os passos de Jesus.
Utilizando de falácias, manipulando informações, interpretando de forma tortuosa; é assim que ele atua. Um verdadeiro ator em cena. Capaz até de conduzir o discurso para um assunto que domina contra um que desconhece.
Não pense que só encontra demagogos no cenário político nacional e internacional. Em qualquer eleição, seja para síndico de prédio, diretor de escola, presidente de entidades estudantis ou até para presidente da república, é possível encontrar um desta espécie.
Tome muito cuidado da próxima vez que ouvir um discurso! Você pode estar sendo vítima de um demagogo e pode acabar gostando disso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.