Browse: Home / Coaching, Gestão / Prepotência, qualidade para uns, defeito para outros Quantas pessoas não gostariam de ter o Poder nas mãos, não interessa a finalidade. Mas só pelo fato de poder mandar, ter uma voz ativa, isso tona-se sedutor. E esse “direito de mandar” vem junto com uma palavra “Eu sei” e pode ser considerada o Calcanhar de Aquiles dos prepotentes. Mas o que é prepotência ou/e prepotente Segundo o dicionário Michaelis prepotência e prepotente são… prepotência – pre.po.tên.cia – sf (lat praepotentia).
1 Qualidade de prepotente; poder superior.
2 Abuso do poder ou da autoridade; opressão, tirania, despotismo.
3 Biol Capacidade de um dos genitores transmitir à prole seus caracteres, em prejuízo do outro. prepotente – pre.po.ten.te - adj m+f (lat praepotente)
1 Muito poderoso ou influente.
2 Que abusa do seu poder ou autoridade; despótico, opressor, tirano. Podemos definir então vemos que é uma pessoa que tem poder, e normalmente abusa disso. Ótica Comportamental sobre o Perfil Prepotente Pode-se dizer que uma pessoa prepotente é uma pessoa arrogante, orgulhosa, de nariz empinado, fala alto e que sempre sabe mais que os outros. Então vemos que as pessoas se comportam mais como Deuses, do que como humanos.
Você se identificou com algum destes? Então continue lendo. Como torna-se melhor Primeiro temos que identificar o que nos torna assim. Seria uma ambição, ou o fato se sentir-se superior, ate uma falta de humildade.
Pode ser um reflexo da insegurança, tomamos medidas drásticas de nos armar com a prepotência na medida de se impor e fazer notar.
Existem muitas formas de ser justificar a prepotência, mas o que queremos é identificar o estopim do processo de ser prepotente, atuando diretamente, com mudança de foco ou ate mudança de princípios.
Então definimos que precisamos escutar mais, impor menos, ter princípios de Justos e Íntegros, respeitando o próximo em sua individualidade.
Comunicar-se melhor sem ter um tom de imperativo na voz.
E sempre assumir a responsabilidade de nossas ações, pois quando erramos, temos que aprender com o erro, e em seguida concertar (se possível) o ocorrido. E deixar claro a você a melhor maneira de como agir. Para completar… Prepotência – por Angelica Gouvea
Pensar ser o maior ou melhor
Recusar a opinião dos demais
Enxergar só o próprio umbigo
Perguntar somente ao espelho teu
Ouvir unicamente a tua razão
Ter mania de tudo ser professor
Êxito dos outros aplaudir jamais
Negar a importância de um amigo
Considerar teu o que a vida te deu
Ignorar cada erro como uma lição
Achar que a vida é só esta estação…
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.