Participantes querem aprimorar o SUS
A CNS foi a que mobilizou mais pessoas em todas as etapas/Foto: Luís Oliveira - Ascom/Ministério da Saúde
600 mil pessoas participaram do processo desde as etapas municipais, estaduais até a etapa nacional
Consolidação do caráter democrático e qualidade no atendimento foram destaques da mais tradicional das Conferências Nacionais, a de Saúde, que realizou o décimo quarto encontro. “A Conferência representa um esforço democrático para mostrar ao País o que é realmente importante para a consolidação do SUS que atenda verdadeiramente a todos e todas”. Este é o destaque feito pela coordenadora-geral desta edição, Jurema Werneck.
A 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) é avaliada pelo Ministério da Saúde , como um marco do fortalecimento da gestão participativa do Sistema Único de Saúde (SUS) . O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que as conferências ajudam a priorizar a agenda da saúde. “Esses eventos ajudam a impor uma agenda para o conjunto do SUS e isso por si só motiva a realização das conferências. Isso tudo gera um aprendizado para todos nós e uma conferência como essa apenas demonstra como o SUS está vivo”.
O tema deste ano foi “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. Sob a coordenação do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde os debates renderam, além das resoluções finais, uma inédita carta à sociedade. Durante esta edição também foram assinadas portarias como as que instituíram a Política Nacional para as Populações de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais e Travestis e da Política de Saúde das Populações do campo e da floresta.
Ao todo, foram 600 mil participantes nas fases municipais, estaduais e nacional, com mobilização em todo o país. A CNS aconteceu entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro de 2011, em Brasília, quando reuniu 3.272 delegados e 500 observadores e convidados. As etapas municipais aconteceram entre março e julho deste ano, com a participação de 4.347 brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.