por Secom em 31/01/2012 20:49hs
Está aberta a Consulta Pública nº 10 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para definir novas regras para os medicamentos de referência. A principal novidade da proposta é a obrigatoriedade de que os fabricantes destes medicamentos forneçam os produtos para aquisição. Isso vai garantir que os laboratórios possam fazer os testes de bioequivalência que são necessários para o registro de genéricos e similares. Esta é mais uma medida para acelerar a entrada de concorrentes no mercado, especialmente para os tratamentos de alto custo e com poucas alternativas terapêuticas disponíveis, principalmente antirretrovirais, drogas contra câncer, e alguns antibióticos. Outra novidade da norma é o detalhamento de mais critérios sobre como os medicamentos de referência são escolhidos pela Anvisa. De acordo com a agência, esta definição é fundamental para toda a indústria de remédios no Brasil, pois o medicamento de referência é considerado como o padrão ouro para novos produtos. Atualmente, é necessário que esse produto seja adquirido no mercado, o que nem sempre é fácil. Nos casos de remédios de uso apenas hospitalar ou distribuídos em programas específicos, os laboratórios que desenvolvem os estudos podem ter dificuldade em adquirir o produto de referência, atrasando a entrada de novos genéricos no mercado. A consulta, publicada no Diário Oficial da União do último dia 25, ficará aberta por 60 dias e está disponível aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.