Mais de 100 secretários de Política Agrícola, Agrária e de Meio Ambiente estão reunidos em Cuiabá (MT) para debater temas transversais às três áreas. O Seminário acontece no período de 23 a 25 de fevereiro e conta com a presença da secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosicléia dos Santos, e de alguns assessores.
Segundo Rosy, no primeiro dia o destaque foi o debate sobre os temas ambientais, como o Código Florestal, Licenciamento Ambiental, a conferência Rio+20, além das mudanças climáticas, agrotóxicos e agroecologia. “Foram várias as discussões em torno de como o movimento sindical vai pautar o governo para que de fato a agricultura familiar consiga ter não só o incentivo, como também ter o apoio para fazer essa transição agroecológica. Esse é um processo delicado e demorado e que precisa de apoio”, explica.
Depois do debate do primeiro dia, a FETAGRI-MT decidiu promover outros seminários para detalhar mais todas as questões pautadas. No entanto, um dos objetivos é exatamente discutir os temas transversais que envolvem as três secretarias. “Afinal, não dá para tratar a questão da Reforma Agrária sem discutir o Licenciamento Ambiental e a Regularização Fundiária”, defende a sindicalista. Segundo Rosy, no Mato Grosso, 95% das famílias são assentadas e acampadas e maioria dos assentamentos estão embargados por falta da regularização e do licenciamento. Nessa situação, os trabalhadores(as) não conseguem acessar o crédito e nem comercializar os seus produtos.
Nesta sexta-feira (24), os debates estão concentrados na questão agrícola, como no crédito e no modelo de desenvolvimento, por exemplo. Já no sábado, último dia do seminário, o foco será a Política Agrária. “A realização desse evento foi uma iniciativa bastante interessante da federação e das três secretarias de estar promovendo essa discussão conjunta. Eles entendem que não dá para fazer uma coisa sem a outra”, avalia Rosy.
Fonte: Imprensa Contag - Verônica Tozzi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.