- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 12:05
Segundo o Sindicato da Lavoura de Mossoró, praticamente todas as 130 comunidades e assentamentos do município, que dependem da chuva para o plantio, estão com a safra perdida. A estação invernosa não apareceu no semi-árido do Rio Grande do Norte. Este ano, as chuvas estão abaixo da média.
Pelo levantamento da Estação de Meteorologia da Universidade Federal do Semi-Árido, de janeiro até agora no final de março choveu pouco mais de 110 milímetros na região de Mossoró. A média para o período é de 320 milímetros.
“O que está provocando isso é a falta de aquecimento das águas do Oceano Atlântico. Nossas chuvas aqui se originam no Oceano Atlântico sul, na costa do Ceará e do Rio Grande do Norte. Água está fria. Para haver chuva a água tem que aquecer, evaporar, formar nuvens e, consequentemente, as chuvas. Nós deveremos ter mais chuva em abril do que aconteceu no mês de março. Mas eu diria que o período chuvoso desse ano já está comprometido”, diz o meteorologista José Espínola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.