Criado em 2004 e realizado até 2009, o Programa Luz para Todos do Governo Federal beneficiou 52.809 famílias potiguares, superando a meta inicial de 30.095 mil ligações previstas para o Rio Grande do Norte. Segundo a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), responsável pela execução do programa, este quantitativo corresponde a aproximadamente 175,5% do índice estabelecido para o Estado, significando um investimento de R$ 186,840 milhões.
A Cosern informou que durante o período de efetivação do Luz para Todos, foram instalados 93.278 postes, além de 7.264,79km de extensão em rede primária e 2.802km de extensão na rede secundária, o que proporcionou um acréscimo de carga de 92,075 mil KVA no Estado.
Em Mossoró, o número de ligação foi mais que o dobro previsto inicialmente. O Programa beneficiou 2.277 famílias no município, onde estavam previstas 921 ligações, superando bastante a meta inicialmente estabelecida, cujo percentual ultrapassou 247%. Na execução do Programa na segunda maior cidade do Estado, foram investidos aproximadamente R$ 5,874 milhões, com a implantação de 2.935 postes, 228km de rede primária e 60km de rede secundária e instalação de 2.970 KVA de carga.
O Programa beneficiou principalmente famílias instaladas na zona rural, nas mais longínquas localidades, conforme afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes. "Praticamente toda a zona rural de Mossoró já conta com energia elétrica instalada, com raras exceções", afirmou o sindicalista.
O Luz para Todos será retomado neste ano, conforme Termo de Compromisso firmado em 19 de dezembro de 2011 entre o Ministério de Minas e Energia (MME), a Cosern, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Eletrobrás. A previsão é que até o final de 2013, mais 4.845 famílias potiguares sejam beneficiadas e tenham acesso à energia elétrica, saindo da escuridão.
*Jornal De fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.