O que é a CartaSUS?
A CartaSUS é uma ação que tem o objetivo de reforçar o controle e a participação da população na gestão do SUS. Essa ação contribui com a Ouvidoria ativa, uma ouvidoria que busca informações, realiza pesquisas e incentiva a colaboração do cidadão.
Quando elas começarão a ser enviadas?
Serão enviadas a partir de Janeiro de 2012. Todo mês serão enviadas aos cidadãos usuários do SUS que passaram por internação hospitalar. Mas, além disso, a cada seis meses, também receberão a carta os cidadãos que passaram por procedimento de alta complexidade.
Todos os cidadãos receberão a CartaSUS?
Somente quem foi internado a partir de Setembro de 2011. Os cidadãos que receberão a carta em Janeiro/2012 serão os que foram internados em Setembro/2011; os que receberão em Fevereiro/2012 serão os que foram internados em Outubro/2011; e assim seguindo a ordem.
Que tipo de informação essa carta possui?
Nessa carta terá dados do cidadão, informações da internação ou do procedimento que o cidadão realizou, valor que o SUS pagou por isso e uma pesquisa de avaliação do atendimento que ele recebeu no hospital.
Como faz pra responder a pesquisa de avaliação?
Essa pesquisa poderá ser respondida através do cartão resposta destacável da carta, que terá o porte pago pelo Ministério da Saúde. Pelo cartão resposta basta preenchê-lo e entregá-lo ao carteiro, agência ou caixa de coleta do CORREIO.
Porém, caso prefira, pode responder através da Ouvidoria-Geral do SUS/Disque Saúde 136 ou pelo site do Ministério da Saúde, no www.saude.gov.br/cartasus.
Como faz para elogiar, sugerir, reclamar ou denunciar algo referente à CartaSUS?
Você poderá ligar na Ouvidoria-Geral do SUS/Disque Saúde 136 ou enviar correspondência para o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, no endereço: SAF Sul Trecho 2 Lote 5/6, Ed. Premium, Torre I, 3º andar, Sala 305.
CEP 70070-600 - Brasília-DF. Acesso(s): 3528
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.