Pesquisar este blog

quinta-feira, maio 24, 2012

Ministra e mulheres rurais estabelecem diálogo afinado
23/05/2012

Representantes das mulheres do campo e da floresta estiveram reunidas na tarde desta quarta (23 de maio) com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci. Elas discutiram a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil (GTB), sobre as questões pertinentes às mulheres trabalhadoras rurais. “Estou feliz com o processo de continuidade de nosso diálogo, de pensarmos juntas em estratégias para as populações rurais e, também, muito otimista com a perspectiva de diálogo que se estabelece entre o Estado e a sociedade brasileira”, declara Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG. Com muita firmeza, a ministra declarou seu comprometimento: “Minha relação com as trabalhadoras rurais não é teórica, mas de pele. Tenho uma história antiga, de vida, ligada ao campo”.
A diretora da CONTAG lembrou a primeira Marcha das Margaridas, no ano de 2000, e que levou milhares de mulheres rurais a construírem sua plataforma de lutas. Segundo ela, o GTB atualiza as questões pontuadas na marcha e que dizem respeito às desigualdades no campo, violência e participação das mulheres, entre outras. Entre os temas discutidos na reunião, o fortalecimento das políticas públicas no campo (implementação do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres), o amplo acesso das mulheres e juventude rural a todas as políticas da reforma agrária, articulação com a sociedade civil de mobilizações para registros de nascimento em áreas rurais, enfrentamento à violência contra as mulheres, autonomia econômica, trabalho e renda das mulheres e a transversalidade das interfaces entre a SPM e outros ministérios. “Essa convergência de interesses nos fortalece. A presidenta Dilma anunciou a criação de um grupo interministerial. Ela já deu essa ordem. Então, que se cumpra”, analisa Carmen.
Ao término do encontro a ministra fez questão de firmar um compromisso: “Esperamos entregar nossa resposta para as mulheres antes do dia do Grito da Terra Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...