Pesquisar este blog

terça-feira, junho 19, 2012

Laboratório captou tremor de terra na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 04:05

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN registrou na noite de domingo (17), por volta das 23 horas e 51 minutos, um tremor de terra de magnitude preliminar estimada em 1.3 graus na escala Richter. A estrela vermelha indica o epicentro. Os triângulos azuis as estações RCBR e NBLI. O triângulo vermelho indica a estação mais próxima do epicentro (NBPA) cujos dados ainda não tivemos acesso.
O epicentro foi localizado na Barragem Engenheiro Armado Ribeiro Gonçalves no município de São Rafael-RN. Esse evento deve ter sido registrado por várias estações e a análise dos dados foi feita utilizando-se os registros das estações de Riachuelo/RN e de Livramento/PB.
A atividade sísmica na Barragem é um dos casos mais conhecidos de sismicidade induzida por reservatórios no Brasil tendo vários trabalhos, dissertações de mestrado e teses de doutorado abordando esse tema. Entre os anos de 1987 e 1997 ocorreram atividades sísmicas, inclusive sendo seu aquele momento seu auge.
Embora não se tenha mais um monitoramento permanente da barragem, esse evento veio a ocorrer após um longo período em que não se registravam sismos nessa região. É possível que esse evento possa estar relacionado com novas áreas sísmicas na região, ativadas pela água no reservatório.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...