SEMINÁRIO NACIONAL DEBATE DEMOCRACIA, PODER E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA 30/07/2012 | |
Evocando as forças da natureza e, com elas, seus respectivos empoderamentos no desenvolvimento do poder de potência, mulheres dirigentes sindicais de todo o país e representantes de organizações parceiras da Marcha das Margaridas encontram-se reunidas dessa segunda (30) até 1 de agosto no seminário nacional Democracia, Poder e Participação Política. O encontro, que faz parte da agenda da Jornada das Margaridas, vai debater nesses três dias o contexto político atual a partir da trajetória de participação das mulheres, reforma política e eleições 2012.
Na abertura do evento, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, saúda todas as mulheres presentes. Na ocasião, Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, falou sobre os avanços no caminho pela igualdade e fez uma convocação: “Temos um longo horizonte a ser percorrido e espero que nesses momentos da Jornada, em suas diversas etapas, façamos uma grande aliança entre nós em torno da unidade, porque a união das mulheres da CONTAG foi capaz de conquistar as cotas e será ela que, certamente, nos levará à paridade. Realizamos grandes mobilizações que marcaram esse país e isso nos credencia”.
Durante o período da manhã Silvia Camurça (SOS Corpo) e a Deputada Janete Pietá (PT SP) apresentaram o tema Democracia, Poder e Participação Política: um panorama da trajetória das lutas feministas. Para Silvia Camurça, as relações de poder passam pelo empoderamento das mulheres e desenvolvimento de seu poder contra as dominações. “Quanto maior a diversidade nos espaços do movimento sindical, maior a democracia”, referindo-se à cota de mulheres nos cargos de direção dos sindicatos. A deputada Janete Pietá fez um registro: “Tenho acompanhado de perto a luta e os avanços das Margaridas. A demanda das mulheres rurais pela paridade cresce a cada dia em várias partes do mundo”. As apresentações de ambas tiveram por objetivo de resgate das lutas pelo direito ao voto; estratégias para participação das mulheres nos partidos políticos e como candidatas às eleições 2012 e seus respectivos desafios diante da reforma política.
À tarde será a vez da deputada federal Luci Choinacki (PT SC), Chica do PT (prefeita de Carinhanha – BA) e da candidata a vice-prefeita de Salvador, Olívia Santana, falarem sobre Eleições 2012 – Significado Político e Participação das Mulheres, com o objetivo de tratar dos projetos em disputa: importância e papel dos municípios, plataforma política das mulheres e Candidatura, Exercício do mandato e Participação das Mulheres nos mandatos. Amanhã, serão tratadas as Estratégias de participação do movimento sindical e Democracia, Poder e Participação Política. No dia do encerramento os temas versam sobre Paridade, 11º Congresso Nacional da CONTAG e a Agenda de diálogos com o governo.
| |
Fonte: Imprensa Contag - Maria do Carmo de Andrade Lima |
Pesquisar este blog
segunda-feira, julho 30, 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...
-
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...
-
A dificuldade para pagar salários e honrar compromissos já levou pelo menos 73 municípios a decretarem estado de calamidade financeira ...
-
A guerra entre as facções afeta o cotidiano das famílias, que aguardam solução em frente ao presídioSumaia Villela A guerra entre o P...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.