Projeto torna obrigatórias transferências da União para estados e municípios
- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 15:13
A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 176/12, do deputado Esperidião Amin (PP-SC), que torna obrigatório o repasse das transferências voluntárias da União para os outros entes. Pelo texto, todas as transferências do governo federal para estados, municípios e para o Distrito Federal passam a ser obrigatórias.
Transferências voluntárias são os recursos que o governo federal repassa aos outros entes a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira. Hoje, elas não têm caráter obrigatório. Apenas são compulsórios os repasses determinados pela Constituição, por leis, ou destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A proposta altera a lei que determina as normas gerais do Direito Financeiro (Lei 4.320/64) para estabelecer a obrigatoriedade dos repasses, com uma única exceção: se houver insuficiência de receita da União, os repasses para estados e municípios poderão ser diminuídos. A redução, no entanto, deverá ser igual ao percentual médio dos cortes estabelecidos para as despesas diretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.