Pesquisar este blog

sábado, outubro 27, 2012


Pesquisas apontam virada em 22 das 50 cidades com 2º turno, mas não consta Natal

Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 13:14
A eleição municipal de 2012 poderá terminar com inédita reviravolta em 22 das 50 cidades que farão 2º turno da votação para prefeito amanhã (28), mostra levantamento feito pelo Blog do Fernando Rodrigues com as pesquisas de opinião mais recentes sobre as eleições.
O número de viradas possíveis neste ano é muito maior do que o registrado em eleições passadas. As eleições de 1996 e 2000 tiveram 7 viradas cada uma entre o 1º e o 2º turno. Em 2004, foram 12. Em 2008, apenas 5. 
Segundo os estudos de opinião, pelo menos 8 viradas deverão acontecer em 2012. Este é o número de cidades em que o candidato que terminou o 1º turno em 2º lugar já passou o adversário e é líder isolado das pesquisas. Estão neste grupo 4 capitais –São Paulo (SP), Belém (PA), Curitiba (PR) e Porto Velho (RO)– e 4 cidades do interior –Diadema (SP), Montes Claros (MG), Petrópolis (RJ) e Ponta Grossa (PR).
Nos outros 14 municípios onde pode haver virada, os concorrentes estão tecnicamente empatados (a diferença entre eles nas pesquisas é pequena e não supera a margem de erro). Ou seja: ambos têm chances de vencer. Fazem parte deste grupo Fortaleza (CE), São Luís (MA), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Campinas (SP), Cascavel (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Sorocaba (SP), Uberaba (MG) e Volta Redonda (RJ).
O levantamento considerou pesquisas sobre o 2º turno disponíveis até a noite de ontem (26). Das 50 cidades, 2 não foram incluídas porque não dispõe de pesquisas públicas sobre suas eleições: Duque de Caxias (RJ) e Vitória da Conquista (BA). As outras 48 contam com estudos atualizados.
O mesmo levantamento foi usado para a produção de reportagem publicada na edição de hoje (27) da “Folha de S.Paulo”. O texto informa que PT e PSDB devem manter a hegemonia nas maiores cidades do país. Os dois partidos comandam hoje 37 dos 85 mais relevantes municípios brasileiros (22 do PT e 15 do PSDB). Amanhã, petistas poderão ficar, no máximo, com 20. Tucanos, com 17.
Fonte: Blog do Fernando Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...