Pesquisar este blog

sexta-feira, novembro 23, 2012


Feira Nacional valoriza a cultura e produções do meio rural brasileiro

Nesta semana acontece a 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (FENAFRA), também conhecida como Brasil Rural Contemporâneo, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e BNDES, no Rio de Janeiro. A feira, que iniciou ontem (21) e vai até este domingo, conta com atrações como oficinas, painéis de temas relativos à agricultura familiar e reforma agrária, apresentações culturais de artistas nacionais, entre outras.
O objetivo da Feira, que já possui tradição anual, é valorizar o campo brasileiro, seus trabalhadores e trabalhadoras, sua cultura e tudo o que nela existe. Segundo o MDA,  84% dos estabelecimentos rurais no Brasil são de base familiar, representando 38% do Valor Bruto da Produção Agropecuária e 74,4% da ocupação de pessoal no meio rural (12,3 milhões de pessoas).
CONTAG representada
A CONTAG esteve representada ontem pelo secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, na abertura oficial do evento. Hoje quem esteve por lá foi a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Carmen Foro, que participou, juntamente com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e outros convidados, do debate Brasil Rural Contemporâneo.
O tema desta mesa era cultura, gênero e diversidade do campo, uma reflexão sobre a realidade e as possibilidades do ambiente rural brasileiro. Em sua participação, Carmen procurou destacar a importância de dar visibilidade para a diversidade política e cultural do campo, e às expressões construídas nos movimentos de mulheres pela hegemonia no campo e conquista de direitos.
“Existem muitas conquistas e inúmeros desafios para o campo, onde o agronegócio ainda tem mais força. Mas há uma resistência, uma criatividade, e uma mobilidade e disposição dos homens e mulheres rurais para a luta que faz com que a agricultura familiar conquiste o seu valor”, ressaltou Carmen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...