Oceano mais frio alterou chuvas no NE
Ainda segundo o jornal O Globo, além de atingir uma área maior, a seca deste ano no semiárido difere das anteriores. Enquanto as duas últimas grandes secas (1982/83 e 1997/98) foram provocadas pelo fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, desta vez ela é motivada pelo resfriamento do Oceano Atlântico.
Segundo Raimundo dos Anjos, do 3º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Recife, desde janeiro as águas do Atlântico estão mais frias, entre 1°C e 1,5°C abaixo da média. O resfriamento inibe a formação de nuvens e altera os sistemas que provocam chuvas na região.
“Nos últimos três anos aumentou o número de dias sem chuva e com umidade relativa do ar abaixo de 30%. Também aumentou a quantidade de lugares onde foram registradas taxas de umidade abaixo de 20%”, diz Marcos Ortiz Gomes, diretor do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.