Gestores devem efetuar prestação de contas do PNAE e Caminho da Escola
Wilson Moreno
Já estão abertas as prestações de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Caminho da Escola. O prazo para enviar a prestação de contas referente ao ano de 2011 do PNAE foi aberto dia 8 de janeiro e vai até o dia 8 de março. A prestação de contas é de 2011, a de 2012 ainda será aberta em 2013.
De acordo com a Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de fevereiro de 2012, alterada pela Resolução 43/2012, o prazo para envio de cada prestação de contas é de 60 dias a contar da disponibilização da funcionalidade de envio que aparece no sistema de prestação de contas (SiGPC), ou seja, o sistema sempre se manteve aberto para serem inseridas as informações sobre prestação de contas, mas só tem validade para envio quando o FNDE ativa o envio.
A Câmara Nacional dos Municípios (CNM) chama a atenção para que os gestores estejam atentos às novas informações, pois o não atendimento ao prazo estabelecido para prestação de contas dos recursos recebidos em 2011 ou a não regularização das pendências diligenciadas pelo FNDE, tornam os municípios inadimplentes, sob pena de terem suspensos os repasses de recursos desses programas e ficarem impedidos de receber transferências voluntárias da União.
CAMINHO DA ESCOLA
A prestação de contas do programa Caminho da Escola também termina em março, no dia 2. A prestação de contas é referente aos prazos de convênios vencidos de anos anteriores e segue a mesma regra da resolução 02/2012, ou seja, o prazo também é de 60 dias.
Para os municípios que perderam o prazo para efetuar as prestações de contas referente a 2011 dos programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Transporte Escolar (PNATE) que terminou no 31 de dezembro de 2012, a CNM informa que o sistema eletrônico continua aberto.
É possível ainda apresentar essas prestações de contas, desde que o atual gestor esteja de posse de toda a documentação exigida e já tenha efetuado o cadastro no SiGPC. Municípios que não apresentarem a prestação de contas serão notificados pelo FNDE. Com informações da CNM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.