Pesquisar este blog

terça-feira, abril 23, 2013

FONTE: JORNAL GAZETA DO OESTE -23/04/2013


Parada Nacional da Educação começa hoje
Arquivo
Rômulo Arnaud diz que objetivo é chamar a atenção das autoridades políticas e da sociedade
Tem início hoje a Parada Nacional da Educação. Até esta quinta-feira, 25, professores da rede pública de ensino paralisam as atividades e participam de uma programação que tem como objetivo chamar a atenção das autoridades políticas e da sociedade em geral para as questões relacionadas ao assunto. Entre essas questões, está a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação, como informa o coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Rio Grande do Norte (SINTE–RN), Rômulo Arnaud.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), Marilda Sousa, explica que as atividades serão desenvolvidas em parceria, entre o Sindiserpum, o Sinte e a Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM-RN).
O cronograma terá início hoje, 23, às 7h30, com um café da manhã, realizado no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) para os professores filiados ao Sindiserpum, seguido por uma conversa com os servidores. Posteriormente, haverá uma assembleia promovida pelo Sinte.
Amanhã, 24, a partir das 7h, tem início o Torneio de Futebol dos Servidores da Educação, que será realizado na sede social do Sindiserpum. Às 9h, os profissionais da educação ocuparão a tribuna popular na Câmara Municipal, para expor as questões da educação. De acordo com Rômulo Arnaud, como se trata de uma greve de cunho nacional, estão previstas ocupações em parlamentos nas três esferas – Parlamento Nacional, Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais. Já às 14h, no auditório do Sesi, será realizada uma palestra, cujo tema será ‘O legado de Paulo Freire’.
Na quinta-feira, 25, tem continuação o Torneio de Futebol. Às 14h, os profissionais debaterão sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o financiamento da educação.
A programação será encerrada com uma noite cultural, realizada na sede do Sinte. Na ocasião, os servidores se confraternizarão e farão uma avaliação da Parada.
Marilda Sousa informa que a pauta de reivindicações dos professores do município trata do respeito à Lei do Piso. Dentro desse quesito, estão inclusos pagamento do piso com retroativo ao mês de janeiro, pois, apesar do reajuste conferido este ano ainda há uma perda salarial de 4,76% referente aos anos anteriores e plano de carreira. Além desses pontos, a pauta inclui cumprimento da jornada de trabalho, que, de acordo com a presidente do Sindiserpum, não está sendo cumprida, realização de concurso público e valorização dos funcionários da educação.
O coordenador regional do Sinte, Rômulo Arnaud, comenta que, em nível de Estado, a pauta reivindica a aplicação do Plano de Carreira dos funcionários da escola e a revisão do Plano de Carreira do Magistério, além do cumprimento da jornada de trabalho e de outras questões previstas na Lei do Piso.
A greve nacional iniciada hoje faz parte da 14ª Semana Nacional em Defesa da Educação e é promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...