26/07/2013| ALIMENTO DA SEMANA | |
|
Quem olha para esse alimento tão curioso, composto por um talo cercado de “dentes” e com cheiro forte e muito característico, não imagina a quantidade de funções e benefícios que ele tem além de temperar e dar um gostinho especial à comida. É o alho!
A sabedoria popular carrega muitas receitinhas consideradas “tiro e queda” para tratamentos de diferentes doenças e seus efeitos colaterais, a exemplo de gripes, inflamações, pressão baixa, problemas respiratórios e por aí vai.
Isso não é de hoje. Desde a época do Antigo Egito, passando pela Grécia e Idade Média, o alho tem suas propriedades exploradas em prol da saúde. Anti-inflamatório, antiviral, antiparasitário, antibacteriano e antifúngico são algumas das funções que se pode obter com o consumo do alho sob forma de chá ou pasta. Para quem não gosta do sabor, é fácil encontrar, principalmente em farmácias de manipulação, cápsulas do óleo retirado do alho, que podem auxiliar em tratamentos e prevenir doenças.
Por contribuir no fortalecimento do sistema imunológico, o alho ajuda a prevenir gripes. Se já estiver gripado(a) ou resfriado(a), ele também serve para descongestionar as vias respiratórias e limpar o muco nos pulmões. Para outros efeitos, o alho também contribui na diminuição do colesterol sanguíneo, redução dos níveis de açúcar e da pressão arterial, prevenindo, portanto, uma série de problemas graves, como infarto do coração, diabetes e hipertensão arterial.
Outra doença perigosa que pode ser prevenida com o consumo do alho é o câncer, como comprovam estudos realizados. Isso acontece porque ele impede a absorção de substâncias cancerígenas que alguns alimentos podem conter. Por aumentar a atividade imunológica, o alho impede o surgimento de tumores, e por ser antioxidante, impede a formação de células cancerígenas.
Portanto, incorpore o alho em sua dieta, pois além de ser saboroso quando utilizado para temperar pratos salgados, é muito bom para o corpo em diversos aspectos. A única contra-indicação é para quem tem problemas estomacais, como úlceras, e mulheres que estão amamentando. Não exagerar na dose também é importante para evitar náuseas, dores de cabeça e problemas renais.
Tratamentos
Veja algumas dicas de como usá-lo para o tratamento de determinadas doenças:
Gripe, resfriado, tosse, rouquidão
Maceração: esmagar um ou dois dentes de alho dentro de um copo com água. Tomar um copo três vezes ao dia.
Tintura: moer uma xícara pequena de alho dentro de um recipiente contendo 5 xícaras de álcool 92° GL, deixar em maceração por 10 dias, coar. Tomar 10 gotas em meio copo de água três vezes ao dia, para problemas do aparelho respiratório (gripes, etc.).
Hipertensão
Utilizar uma colher de chá da tintura em meio copo de água três vezes ao dia ou comer dois dentes de alho pela manhã.
Vermífugo
Comer três dentes de alho pela manhã em jejum durante sete dias.
Dor de ouvido
Amassar um dente de alho em uma colher de sobremesa de azeite morno. Pingar três gotas no ouvido e tampar com algodão.
fonte: http://www.plantasmedicinaisamazonas.com/2009/03/alho-arteriosclerose-antibiotico.html
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.