Pesquisar este blog

segunda-feira, setembro 30, 2013

Educação previdenciária promove ações de inclusão e cidadania no Nordeste

Idosos e aposentados são atendidos em Cajazeiras (PB). Foto: SCS/PB

No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso. Para desenvolver ações específicas para esse público o Programa de Educação Previdenciária do INSS  programou atividades em todo o Brasil. No Nordeste, a Semana Nacional do Idoso (de 23 a 30 de setembro) movimenta as equipes para ir às ruas, conversar, interagir e distribuir material informativo como a cartilha desenvolvida pelo PEP: ‘Cidadão Idoso Parceiro de uma Vida Inteira’. O material explica de forma direta e simples os direitos, deveres, da maior seguradora da América Latina, a Previdência Social.
Em Aracaju(SE) a agenda inclui várias atividades desde a distribuição de brindes para novos segurados idosos (aposentadoria ou BPC/Loas), como arrecadação e doação de fralda geriátrica para abrigo, palestras, ações na imprensa e nas ruas. Em Campina Grande (PE) a educação previdenciária participa do evento “Idoso no Parque” (01). Em Cajazeiras(PB) cerca de 30 pessoas, entre idosos e aposentados, foram informadas sobre empréstimos consignados e benefícios previdenciários. Em Natal (RN) palestra das assistentes sociais do INSS irá tratar das questões previdenciárias e assistenciais, sempre na ótica do direito e da cidadania. Será nesta terça-feira (01), no Centro de Convivência de Idosos Marli Sarney, bairro Nazaré.
Em Maceió (AL) o domingo (29) foi de orientação e informação em parceria com o Conselho Municipal do Idoso na praia de Ponta Verde. Em Recife (PE), o PEP programou encontros com grupos da terceira idade. “ Renovamos nossa parceria com a prefeitura de Jaboatão, a fim de participarmos de um ciclo de palestras sobre a Política de Previdência Social para a pessoa idosa”, comemora Adriana Rolim, coordenadora do PEP na Gerência Recife. Em Caruaru (PE) os educadores previdenciários participam da Caminhada de Empoderamento da Pessoa Idosa (01).
Na Agência da Previdência Social Mercês, em Salvador (BA), os segurados recebem informações sobre os direitos previdenciários e sociais do idoso, por meio de palestras com duração de 15 minutos. De acordo com a programação, são cinco mini palestras a cada dia, com uma média de 20 participantes em cada apresentação. Os educadores previdenciários da Agência Mercês distribuem material impresso com informações detalhadas sobre os benefícios previdenciários, revista e guia da pessoa na melhor idade e brindes do Programa de Educação Previdenciária como bonés e porta-moedas, para o público.
Avanços – Quando se fala de idosos, estudos da última Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) da Previdência Social, mostram o aumento da cobertura previdenciária. Chega a 82,2% – cerca de 19,32 milhões de pessoas em 2011- das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Segundo o estudo essa melhoria na taxa de cobertura entre idosos é resultado, principalmente, do aumento da proteção de mulheres idosas, que saltou de 66,4%, em 1992, para 78,6%, em 2011.

Todo mês, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) paga, em dia, mais de 30 milhões de benefícios em todo o País. São mais de R$ 35 bilhões depositados todo mês nas contas dos aposentados e pensionistas, dinheiro que ajuda no sustento das famílias, na compra de alimentos, remédios, dentre outros itens básicos. (Denise Martins – ACS/PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...