Regularizar a contribuição previdenciária não é bicho de sete cabeças
30 de janeiro de 2014 | Postado por em Notícias
De Belo Horizonte (MG) – Como pagar as contribuições previdenciárias em atraso? Essa dúvida costuma perturbar muitos segurados que não estão em dia com o recolhimento previdenciário. Uma boa notícia é que, no caso das contribuições atrasadas dos últimos cinco anos, o usuário pode imprimir a guia de pagamento no site da Previdência Social: www.previdencia.gov.br.
O servidor da Agência da Previdência em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Joaquim Cotta Neto, explica que basta digitar os dados solicitados para gerar a guia. “Não é necessário criar senha para esse serviço”. Quando existem várias competências a serem pagas, o sistema gera uma guia consolidada, com valor único. Após o pagamento dessa guia, os sistemas corporativos inserem automaticamente os valores correspondentes a cada competência. “Dessa forma, não é necessário ir até uma Agência para informar que meses foram pagos”, explica Joaquim Cotta.
Entretanto, o usuário que tiver dúvidas, deve se informar adequadamente antes de começar a contribuir por conta própria. Existem casos de segurados que começam a pagar as contribuições com valores mais baixos, relativas a modalidades em que não se enquadram por lei. “Aí, no momento de solicitar um benefício previdenciário, precisam regularizar a situação, o que atrasa a concessão do benefício, além de gerar valores a pagar”, informa o servidor.
Em dia – É importante o usuário manter as contribuições em dia para não ter dificuldade ao requerer benefícios previdenciários, como salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, dentre outros. O recolhimento de contribuintes individuais, facultativos e domésticos deve ser realizado até o dia 15 do mês subsequente.
Já a categoria do empreendedor individual pode pagar a contribuição previdenciária até o dia 20 do mês subsequente. As contribuições em atraso são cobradas com multa diária de 0,33%. A Previdência Social coloca à disposição da população dois canais de atendimento, que ajudam a esclarecer as dúvidas dos cidadãos: a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h, e o site www.previdencia.gov.br. (Nilmara Pereira)