“Vizinhos de Útero” é um acervo online criado em março de 2010 pela paulistana Jemima Pompeu (44 anos), totalmente dedicado aos irmãos gêmeos - atualizado diariamente - que disponibiliza informações, curiosidades, artigos, histórias, relatos emocionantes, fotos de gêmeos famosos e anônimos. O objetivo da autora é que o “Vizinhos de Útero” seja a ponte para que irmãos gêmeos desaparecidos, possam se reencontrar. Lembrando que a nova Lei de Adoção n° 12.010 que não permite que irmãos sejam separados é de Agosto de 2009 – antes dela, muitos gêmeos foram adotados separadamente no Brasil. Para isso, Jemima criou a seção “Procuro-me”, pois acredita que quem procura um irmão (ã) gêmeo (ã), está em busca de parte de si mesmo. A autora deseja também que todo cidadão gêmeo brasileiro seja identificado como tal nas estatísticas através do próximo CENSO. E, assim como consta no Registro de Nascimento, que a gemelaridade seja informada também nos documentos de Registro de Identidade Civil (RIC) e Passaporte.
Há mais de três anos pesquisando sobre o universo dos gêmeos, a autora ressalta alguns pontos interessantes:
1. Comparações – Definitivamente, os gêmeos não gostam de ser comparados. Eles desejam que sua individualidade seja respeitada.
2. Sabe aquele ditado que diz ‘Em briga de marido e mulher não se coloca a colher’? Pois bem, terceiros (seja quem for) não deveriam se envolver no relacionamento de irmãos gêmeos. A relação gemelar tem dinâmica própria, é entrelaçada, complexa e incompreensível mesmo.
3. Cerca de 80% dos gêmeos adultos se sentem especiais (privilegiados) por serem gêmeos. Desses, metade tem uma relação ‘romântica’ (cumplicidade e necessidade de contato diário). A outra metade tem uma relação fraternal comum.
4. Cerca de 10% dos gêmeos adultos não suportam a ideia de ser gêmeo. Desses, muitos nem se falam, porque a relação foi rompida e há sérias pendências emocionais. Os motivos são diversos, o principal deles, é quando um se sente preterido pelos pais e ou responsáveis. Com as comparações, os adultos acabam reforçando a ideia equivocada de que um gêmeo é ‘inferior’ ao outro.
5. As manifestações de afeto e raiva são mais intensas entre os irmãos que são gêmeos – do que entre aqueles que não são. Tudo o que acontece com os gêmeos parece ter maior relevância mesmo. Só quem é gêmeo conhece a dor e a delícia de compartilhar o útero.
E por que o site “Vizinhos de Útero” já é referência no assunto?
1) Este é o primeiro projeto dedicado aos gêmeos adultos no Brasil, com conteúdo especializado e público específico, atualizado diariamente.
2) Os depoimentos mostram que o tema é fascinante do ponto de vista social, científico e psicológico. E, o assunto é frequentemente abordado e discutido nos veículos de comunicação em massa como novelas, filmes, blogs e redes sociais.
3) O crescente aumento das gestações múltiplas, e por consequência, o interesse da sociedade em geral em busca de mais informações sobre o assunto.
Autora: Jemima Pompeu (Gêmea Bivitelina)