CONTAG lança Observatório e Transformatório das Margaridas
| |||
Na noite desta quinta-feira, dia 27, a Secretaria de Mulheres da CONTAG fez o lançamento do Observatório e Transformatório das Margaridas, um projeto desenvolvido em parceria com a Oxfam, organização parceira da Confederação.
O lançamento aconteceu em meio a uma importante atividade política da CONTAG: o seu Conselho Deliberativo Ampliado, e contou com a presença das lideranças sindicais de todo o país que participam desse Conselho. Compondo a mesa, além da secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, estavam o presidente da Confederação, Alberto Broch, e as representantes das entidades convidadas, Ana Luz, da Oxfam, Raimunda de Mascena, da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Karla Hora, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rosane da Silva, secretária de Mulheres da CUT Nacional e Carmen Foro, vice-presidente da CUT.
O Observatório é um site que reunirá uma série de materiais relacionados à Marcha das Margaridas desde a sua primeira edição, a exemplo das pautas, cartazes, fotos e vídeos. Também estarão hospedados nele trabalhos acadêmicos que tiveram a Marcha como tema, matérias que abordem as bandeiras de luta das mulheres rurais, links das entidades parceiras, dentre outros conteúdos.
Sobre a criação desse projeto, Alessandra Lunas explica: “Ele nasce da necessidade e cobrança de cada uma das Margaridas que tem marchado seja em Brasília ou em seus estados, e que se esforçam para fazer parte desse ato”.
Foto: César Ramos
Este espaço é encarado também pelas Margaridas como um Transformatório, devido a todo o impacto que a Marcha causa na vida das mulheres que dela participam e nas políticas públicas para as mulheres feitas pelo governo a partir das cobranças dessa mobilização, que já é reconhecida mundialmente. “O site da ONU, por exemplo, já classifica a Marcha das Margaridas como uma mobilização que efetivamente produz encaminhamentos do governo e gera transformação política”, conta Alessandra.
Ao saudar os presentes, o presidente Alberto dedicou o ato de lançamento a todas as mulheres presentes. “Dedico a vocês pela luta que fazem todos os dias e que muitas vezes não é vista como deve ser. Muitas vezes priorizamos algumas coisas e acabamos deixando de lado e não damos visibilidade a esse trabalho heróico”, declarou.
Já a representante da Oxfam, Ana Luz, disse que a Organização se sente honrada em apoiar este processo. “Nós achamos que a melhor forma de fortalecer a luta das mulheres é preservar a memória desse momento, mostrando para gerações mais novas e capacitar mais gente para continuar a luta”, afirmou.
Apresentação
Durante o lançamento, foi feita uma demonstração do funcionamento do site pela assessora Manuela Magalhães, que organizou o conteúdo inicial. Manuela explicou a forma que ele foi estruturado e como foram trabalhados os conteúdos, em um layout simples para facilitar a acessibilidade.
Ela falou ainda das impressões que teve ao executar esse trabalho: “O que mais me impactou foi ver em todo esse material histórico e atual, como as Margaridas, no esforço de elencar suas propostas, mantiveram sempre uma visão de mundo e projeto de desenvolvimento”, afirmou a assessora.
Por questões de programação, o site ainda não está no ar, mas a previsão é que possa ser acessado já em meados de abril.
| |||
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila | |||
Pesquisar este blog
sábado, março 29, 2014
TEXTO E FOTOS DA PAGINA DA CONTAG
BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...
-
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...
-
A dificuldade para pagar salários e honrar compromissos já levou pelo menos 73 municípios a decretarem estado de calamidade financeira ...
-
A guerra entre as facções afeta o cotidiano das famílias, que aguardam solução em frente ao presídioSumaia Villela A guerra entre o P...