Pesquisar este blog

quinta-feira, abril 24, 2014

TEXTO ENVIADO POR E-MAIL PARA DIVULGAÇÃO 24/04/2014

OFICINAS

Agência de comunicação  do Alto Oeste Potiguar

Ação de Comunicação da Embrapa Agroindústria Tropical no Plano Brasil Sem Miséria
Há, no Brasil, 300 mil organizações da sociedade civil que trabalham em prol da melhoria nas condições de  vida da população. Contudo, apenas uma pequena parcela do que é realizado chega ao conhecimento de um  público mais amplo ou recebe apoio financeiro. A grande maioria das ONGs não tem seu trabalho divulgado,  dificultando a realização de parcerias e a captação de recursos. 
Uma alternativa a isso é o empoderamento comunicacional, ou seja, o desenvolvimento de ações de comunicação que possam fortalecer o trabalho dessas organizações. A Embrapa, por seu porte e riqueza de  conhecimentos, possui um importante papel nesse sentido. Além de proporcionar um incremento na geração  de renda, por meio da adoção de tecnologias sociais produtivas, o Plano Brasil Sem Miséria pode contribuir  para a ampliação das competências comunicacionais das comunidades atendidas pelo programa.
Para tanto, a intenção é formar uma agência de comunicação no Território do Alto Oeste Potiguar que possa,  além de fazer o registro das atividades do PBSM, produzir informações relativas ao cotidiano local por meio  de uma série de formatos: áudio, vídeo e texto. Nesse contexto, a comunidade passa a se ver como agente da  comunicação e, simultaneamente, também passa a ser vista, amplificando assim sua visibilidade.
Um comitê gestor deve ser organizado para poder coordenar a ação em duas frentes: em Fortaleza, sede da  Embrapa Agroindústria Tropical, e na área abrangida pelo PBSM no Rio Grande do Norte. Caberá ao comitê  decidir as pautas e as estratégias de comunicação a serem implementadas ao longo do projeto. 
Cronograma das oficinas:
03 de maio – Comunicação Rural: a experiência do Sustentare, da Embrapa Caprinos.
17 de maio – Oficina de rádio: roteiro e locução.
31 de maio – Oficina de produção audiovisual (I): linguagem audiovisual, pauta, roteiro e locução.
7 e 8 de junho – Oficina de produção audiovisual (II): gravação de entrevistas, passagem e texto de off.
19 de julho– Oficina de mídias digitais e marketing cultural.
03 de agosto – Encerramento das oficinas com apresentação dos trabalhos.
Segundo semestre – Reuniões mensais do comitê gestor da agência. 
 
 Contatos: 
 
Embrapa Caprinos e Ovinos 
Setor de Transferência de Tecnologia – TT 
Coordenação de Eventos 
Caixa Postal 145 
CEP 62010-970 = Sobral/Ceará 
Fones: (88) 3112.773/3112.7412 
E-mail: chtt@cnpc.embrapa.br 
 
 Boa tarde, 


Este é o primeiro e-mail relacionado às Oficinas de Comunicação do Plano Brasil Sem Miséria. Em anexo, segue o calendário das atividades. Nosso primeiro encontro está previsto para ocorrer sábado, dia 3 de maio, na Uern de Pau dos Ferros. Vamos apresentar os objetivos do curso, a proposta da agência e uma introdução sobre o que é comunicação rural. O ponto de partida é que todos nós podemos ser comunicadores em nossas comunidades. E digo mais, comunicadores competentes!
Estamos nos articulando para garantir que todos tenham almoço e lanche. Quem tiver acesso a micro-ônibus da Prefeitura pode nos indicar para vermos a possibilidade de ter um transporte próprio para o curso. 
Um grupo chamado "Oficina de Comunicação Alto Oeste Potiguar" foi criado no Facebook. Quem tiver perfil nessa rede social pode entrar lá. Vou conferir os nomes e adicioná-los como membros. Esse espaço será usado para tirar dúvidas e compartilhar material sobre as capacitações.
Estou mandando a ficha de inscrição para que você confiram se os dados estão corretos.
Por enquanto é isso. Fico à disposição para mais esclarecimentos.

Abraço e até sábado dia 3!

Ricardo Moura
Embrapa Agroindústria Tropical
@ricardoxmoura
@embrapacnpat

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...