Pesquisar este blog

quarta-feira, junho 04, 2014

MATÉRIA E FOTO DA PAGINA DA CONTAG - 04 DE JUNHO DE 2014

Congresso Nacional comemora o Ano Internacional da Agricultura Familiar e lança selo 


Na tarde de hoje, 03 de junho, foi realizada no Plenário do Senado Federal uma sessão solene conjunta, envolvendo Câmara dos Deputados e Senado Federal, destinada comemorar o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). Solicitada pela Coordenadora da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica, deputada Luci Choinacki (PT-SC), o deputado Padre João (PT-MG) e a senadora Ângela Portela (PT-RR), a solenidade teve participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, do presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, e da CONTAG, representada por sua secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alessandra Lunas. Outros movimentos sociais como o Movimento Sem-Terra e o Movimento de Mulheres Camponesas,  também estiveram presentes.

Logo no início da cerimônia, a deputada Angela Portela resgatou o histórico do AIAF, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, e falou sobre importância da agricultura familiar para a soberania alimentar não só nacional, mas mundial. Portela também destacou a importância do Brasil neste segmento. “Somos hoje uma referência no combate à fome, uma referência que nos orgulha”, declarou.

Luci Choinacki exaltou as mudanças que vem acontecendo no campo, possibilitadas pelo governo, e valorizou a presença dos movimentos nos espaços de discussão do governo. Luci, que tem origem rural, também falou da valorização dos trabalhadores, e principalmente das trabalhadoras do campo. “Fala em agricultura familiar é  falar da preservação ambiental e da comida que vai para a mesa do brasileiro. Temos que valorizar as mãos de quem planta, com destaque para as mulheres do campo, que são, e sempre foram, as grandes guardiãs das sementes”, disse.

Já Padre João falou dos tantos desafios que ainda são encontrados no meio rural, como a falta de energia elétrica para milhares de família, mas destacou as políticas que estão sendo construídas para o campo neste governo, citando como exemplo a criação da ANATER, anunciada no mês passado pela presidenta Dilma Rousseff. “A continuidade de programas e projetos como esses não são importantes somente para o Brasil, mas para toda América latina e África”, disse o deputado.

A solenidade também contou com discursos das senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), e senador Wellington Dias (PT-PI), além dos deputados Assis Carvalho (PT-PI), Anselmo de Jesus (PT-RO) e Assis do Couto (PT-PR).

Ainda no ato, o ministro Miguel Rossetto reafirmou os compromissos do MDA com a agricultura familiar, e destacou três elementos estratégicos gerados a partir da atenção a esse segmento: “Segurança alimentar e direito a alimentação, superação da pobreza e agenda de sustentabilidade ambiental”, disse Rossetto.

Ao falar em nome da CONTAG, e como representante na mesa dos demais movimentos sociais que participam dos trabalhos do AIAF, Alessandra Lunas destacou o árduo processo, que envolveu mais de 320 movimentos por todo o mundo, para que a ONU estabelecesse 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Sobre os objetivos deste ano, ela afirma: “Uma das grande reivindicações  do AIAF é que a sociedade pare e reflita o que está comendo, e olhe mais atentamente para a agricultura familiar nesse processo. Estamos aproveitando o momento também para  dialogar com os espaços que constroem políticas públicas.”

Durante a solenidade também ocorreu o ato de lançamento do selo comemorativo do AIAF – edição especial 2014, para ser utilizado pelos Correios.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...