Desde o ano de 1972, conforme estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, comemora-se em 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data pretende lembrar a importância da preservação dos recursos naturais para a consequente preservação da vida de todos os seres do planeta. A questão ambiental é foco de muita preocupação, dado os enormes prejuízos que o meio ambiente vem sofrendo há décadas, que geram consequências por vezes trágicas, como mudanças climáticas que desequilibram biomas e prejudicam milhões de pessoas.
A agricultura familiar tem papel imprescindível na preservação e conservação ambiental, pois tira da terra seu sustento e depende dos recursos oferecidos pela natureza. Com essa consciência, o MSTTR acredita e desenvolve o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), que prevê uma série de políticas que aliam qualidade para a produção do campo e para a vida de todos os sujeitos que nele vivem, de acordo com a diversidade de biomas e ambientes das diferentes regiões.
Sendo 2014 o Ano Internacional da Agricultura familiar, não somente neste 5 de junho, mas durante todo o ano, temos mais um motivo para olhar com atenção a valorização que este segmento dá ao meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris, deixa seu recado: “Nós estamos sempre buscando alcançar uma viabilidade tanto ambiental quanto econômica no âmbito da agricultura familiar e agricultura de modo geral. Queremos fazer com que, nos próximos anos, o Brasil seja um exemplo a nível mundial, no sentido da preservação e conservação ambiental, na redução dos gases estufas e buscando uma melhor qualidade de vida da sociedade brasileira e mundial.”