Policiais militares cobram sanção da Lei de Promoção de Praças pelo governo
ACS cobra que governo sancione Lei de Promoção de Praças, aprovado pela AL/RN no mês passado
Por Paulo de Sousa
Apesar de estar, de certa forma, satisfeito com o governo do Estado do Rio Grande do Norte ter sancionado neste sábado (7) a Lei que aumenta a remuneração por subsídio dos policiais e bombeiros militares, o presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS) da PM/RN, o soldado Roberto Campos, ainda cobra a sanção da Lei de Promoção de Praças. Ele lembra que essa última lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do RN (AL/RN) antes da que aumenta os salários da categoria, mas o governo ainda não a sancionou.
“Nossa grande expectativa ainda é pela Lei de Promoção de Praças, que é nosso pleito principal. O governo tem até terça-feira para sancionar, pois a AL/RN tem o poder de promulgar a Lei. Mas não queríamos que acontecesse dessa forma, pois essa é uma forma de valorizar nosso trabalho, já que tanto nos tem sido exigido quanto à segurança nos jogos da Copa do Mundo da Fifa”, comenta Roberto Campos. A Lei de Promoção de Praças da PM e do Corpo de Bombeiros do RN foi aprovada pela Assembleia no dia 20 do mês passado.
O presidente da ACS/RN ressalta ainda que o pleito da categoria era de que o aumento alcançasse 56,7%, ao invés dos 32% que a Lei sancionada neste sábado determina. “Mas foi o que conseguimos obter com a negociação com o governo durante nossa última paralisação”.
O governo do Estado do Rio Grande do Norte publicou, neste sábado (7), no Diário Oficial, a Lei Complementar que traz o reajuste na remuneração por subsídio aos policiais e bombeiros militares do estado. O aumento será feito de forma escalonada, em quatro etapas, começando em setembro deste ano e finalizando em março de 2016.
O texto da Lei Complementar nº514/2014 traz um aumento de 6% para setembro deste ano; um reajuste de 8% em março de 2015; outro de 9% em setembro do mesmo ano; e mais um de 9% para março de 2016.