LOC/REPÓRTER: Começou a funcionar nesta segunda-feira, 28 de julho, a terceira unidade da Central 135 da Previdência Social. Ela está instalada em Palmas, capital de Tocantins e amplia a capacidade de atendimento em um milhão e meio de novas ligações mensais. As duas outras unidades estão em Salvador, na Bahia, e Caruaru, em Pernambuco. Palmas conta com 800 operadores de teleatendimento.
Por meio do telefone 135, o segurado pode agendar o seu atendimento com dia e hora marcados para qualquer Agência da Previdência Social. Também pode requerer o auxílio-doença, pedido de prorrogação, pedido de reconsideração, salário-maternidade e pensão por morte.
Um novo serviço que está disponível pela Central 135 é o agendamento para requerer a revisão de processos de benefícios e, em breve, serão oferecidos serviços como informações sobre aposentadorias e benefícios de prestação continuada da Lei Orgânica da Assistência Social.
A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 10 da noite. Durante os domingos, o canal funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação para a central a partir de um telefone fixo ou público é de graça, se a chamada for realizada a partir de celular, o custo é de uma ligação local. De Brasília, Ana Carolina Melo
LOC/REPÓRTER
– Os segurados da Previdência Social podem consultar seus vínculos
empregatícios e suas contribuições no portal da Previdência, na internet. Além
de acompanhar a situação junto ao INSS, é possível, com os dados, simular o
tempo de contribuição para efeitos de aposentadoria. Para consultar o Extrato
de Vínculos e Contribuições acesse o
portal www.previdencia.gov.br e informe o NIT/PIS/PASEP e a senha – que,
por segurança, somente pode ser retirada numa Agência da Previdência Social. Os
segurados correntistas do Banco do Brasil podem verificar o Extrato de Vínculos
e Contribuições nos caixas eletrônicos e no portal www.bb.com.br. Já os
clientes da Caixa Econômica Federal conseguem acessar o extrato também por meio
da internet. De Brasília, Talita Lorena