Na manhã de ontem, dia 6, o novo ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Petrus Ananias, tomou posse do cargo, passado a ele por Miguel Rossetto. A cerimônia, ocorrida no auditório do MDA, teve grande público e contou com a presença autoridades governamentais e representações dos movimentos sociais do campo, dentre eles a CONTAG.
Antes de passar o cargo simbolicamente ao novo ministro, Rossetto fez um grande balanço do trabalho no Ministério nos últimos anos, nos governos de Lula e Dilma, passando por todas as gestões ocorridas nesse período. Em seu discurso ele destacou os principais avanços do ministério nas politicas públicas e desejou muito êxito à nova gestão.
Já Petrus, ao ser empossado, fez uma discurso de conteúdo mais amplo, com referências a importância da reforma agraria e da revisão dos índices de produtividade como um entrave principal para avançar na desapropriação de terras improdutivas e assentamento de famílias sem-terra.
Ele afirmou também que pretende manter um diálogo muito aberto com os movimentos do campo na construção da gestão. Confirmando essa estratégia, logo após a posse, Petrus convidou os movimentos para uma audiência, que acontece na tarde de hoje.
As expectativas da CONTAG nessa nova fase são positivas. “A expectativa é que ele, como uma pessoa que tem experiência como ministro e papel destacado no governo, tenha força política para estabelecer relação com os demais órgãos do governo, principalmente com a Presidência da República, para que possamos avançar mais nos desafios do campo”, diz Alberto Broch, presidente da CONTAG. Dentre as principais demandas para o MDA, estão a Reforma Agrária, o Plano Nacional de Agroecologia, e êxito no funcionamento da Agência Nacional de Assistência Técnica (ANATER), dentre outros temas de grande importância.