Em auditório cheio com dirigentes e assessores das 27 Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, foram abertos hoje (16) os Coletivos Nacionais de cinco pastas do movimento sindical - Política Agrícola, Política Agrária e Meio Ambiente, Políticas Sociais, Administração e Finanças - além de reuniões das Comissões Nacionais de Jovens Trabalhadores(as) Rurais, de Mulheres Trabalhadoras Rurais e da Terceira Idade. A abertura política conjunta se deu às 10h no auditório do CESIR, e contou com a participação na mesa de todos os diretores da CONTAG.
Depois de dar as boas vindas aos participantes, o presidente Alberto Broch salientou a importância desse encontro em um momento tão importante da conjuntura política brasileira, já que entre na programação de vários coletivos estão discussões das ações para o fortalecimento da agricultura familiar em nosso país. Broch chamou a atenção para a participação de todos no Conselho Deliberativo da CONTAG, que se realizará a partir da quarta-feira (18). Entre os assuntos que serão deliberados está a construção da pauta do 21º Grito da Terra Brasil, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de maio.
A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, parabenizou todos(as) os(as) companheiros(as) pelas ações em prol da luta das mulheres neste mês de março e também citou a importância da reflexão sobre o atual momento político. “Estamos nas ruas nos posicionando pela luta em defesa dos direitos das mulheres e de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, afirmou Alessandra.
A seguir, vamos fazer um resumo com a programação de cada coletivoe das reuniões das Cominssões Nacionais de Jovens, de Mulheres e da Terceira Idade. Os encontros acontecerão até quarta-feira (18).