Diaconia e comunidade se mobilizam contra os impactos ambientais do lixão de Umarizal
Na semana em que destaca o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho), a ONG Diaconia se une à Associação Comunitária do Assentamento Remédio, município de Umarizal, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o tema das Mudanças Climáticas, em mais uma edição da Semana do Meio Ambiente (SEMEIA).
Em Umarizal, a situação alarmante é do lixão da cidade, trazendo danos como a queima ilegal dos resíduos e a possível contaminação dos reservatórios de água das comunidades vizinhas, principalmente o Assentamento Remédio, localidade que sofre mais diretamente com impactos ambientais.
As consequências incluem: insuficiência respiratória provocada pela poluição atmosférica, proliferação de insetos e doenças na população. “Além disso, em épocas de estiagem prolongadas, os fortes ventos levam restos dos resíduos sólidos, como papéis, plásticos, papelões, para áreas próximas a casas dos moradores”, acrescenta o tecnólogo em Saneamento Ambiental Raimundo Oberlandio Costa, em artigo publicado já em 2013.
“Já tratamos deste assunto na 1ª Semeia e nada foi resolvido; novamente fomos solicitados pela comunidade a fazer uma nova abordagem. Queremos, ao final, que a comunidade acione o Ministério Público do RN, mas que tenha o total apoio da sociedade, pois este problema não é só deles, e sim de todos de Umarizal”, destaca a assessora político-pedagógica Ana Paula Gomes.
A 7ª SEMEIA acontece durante esta segunda e terça-feira (1 e 2), na Associação Comunitária do Assentamento Remédio.