Fiscalização aconteceu nesta madrugada na Zona Sul de Natal.
Segundo o capitão da PM Styvenson Valentim, blitz terminou com 3 detidos.
Três motoristas foram presos por embriaguez ao volante ao serem abordados em uma blitz da Operação Lei Seca realizada na Zona Sul da capital potiguar. A fiscalização aconteceu na madrugada desta quinta-feira (4) na rua Escritor José Vasconcelos, no bairro de Capim Macio. Dentre eles um militar da aeronáutica, que estirou a língua para os policiais, e uma mulher, que de tão agressiva precisou ser algemada .
"Também foi contida uma mulher altamente agressiva. Foi preciso usar algemas para levá-la à delegacia. As pessoas têm que entender, que a Operação Lei Seca não é para causar dano, terem que ser algemadas, nada disso. A abordagem é para tirá-las da condução dos veículos e evitar acidentes. E que estas pessoas cheguem em casa pelo menos vivas”, acrescentou o capitão.Segundo Styvenson Valentim, capitão da Polícia Militar que coordena as fiscalizações, o militar deu trabalho até para sair do carro. “Ele se recusou a fazer o teste de bafômetro. E se recusou também, por diversas vezes, a descer do veículo. Ele foi irônico e debochado. Quando foi fazer o teste psicomotor, estirou a língua para os policiais”, afirmou.
Além dos três presos, outros 28 condutores foram autuados administrativamente.
Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa, perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue
.
.