Pesquisar este blog

quinta-feira, julho 23, 2015

Conmebol fará reunião de emergência na Rússia e regra obriga Del Nero a ir

POR MARCEL RIZZO
 
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) convocou uma reunião extraordinária de seu comitê executivo para esta sexta (24), em São Petersburgo, na Rússia, onde no dia seguinte acontecerá o sorteio dos jogos das eliminatórias da Copa-2018.

Confirmaram presença todos os membros do comitê executivo, com exceção de dois países: a Bolívia, já que Carlos Cháves, que é o tesoureiro da Conmebol, está preso em seu país acusado de corrupção, e o Brasil, que tem seu antigo membro do comitê executivo, José Maria Marin, detido na Suíça também acusado de receber suborno.

O segundo brasileiro do comitê, Marco Polo Del Nero, que faz parte do grupo como representante da Conmebol na Fifa, não vai viajar para a Rússia. Mas, pelo estatuto da entidade sul-americana, ele precisa estar presente.

O artigo 45, parágrafo 5, diz que como membro do comitê executivo da Fifa ele é obrigado a ir a todos os encontros da Conmebol para prestar contas, com risco de perda do cargo se faltar.

Sua ausência é mais um argumento para seus desafetos na confederação, que já querem sua substituição como representante da entidade sul-americana na Fifa, como revelou a Folha.

Del Nero já faltou em mais de um evento (como a definição de uma nova eleição na Fifa, dia 20, e a final do Mundial de Futebol de Areia, da qual preside o comitê internacional) e já há movimentação na entidade para uso de outro parágrafo do artigo 45 do estatuto da Conmebol, o quarto, que prevê a substituição de um dos três representantes sul-americanos na Fifa, desde que oito das dez federações filiadas votem favoravelmente.

O presidente da CBF tem evitado sair do Brasil desde que começaram as prisões de cartolas suspeitos de envolvimento em pagamento de propinas para acerto de contratos comerciais de torneios como a Libertadores e a Copa do Brasil. Ele alega que precisa ficar no país para tratar de temas como a MP do Futebol e a CPI que investigará a CBF no Senado.

A CBF não comentou a ausência de Del Nero, nem quem poderá representar a entidade na reunião do comitê executivo da Conmebol, em um hotel de luxo de São Petersburgo.

Na carta enviada pelo presidente Juan Ángel Napout aos membros da entidade, o resumo do tema da reunião é o seguinte: “se fixarão algumas posições com relação a algumas situações e os últimos acontecimentos do futebol a nível regional e mundial”.

As ausências de Del Nero devem fazer parte das discussões.

Fonte: Uol.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...