Pesquisar este blog

quinta-feira, julho 30, 2015

Jacaré vira atração em pista de caminhada em município de MS

Pedestres pararam para que o réptil atravessasse a via em Três Lagoas. 
Bicho não deve ser tratado como um animal doméstico, diz Secretaria.

Do G1 MS

Pedestres interromperam caminhada para que o jacaré atravessase.  (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo Pessoal)Pedestres interromperam caminhada para que o jacaré atravessasse a pista (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo Pessoal)
Um jacaré-de-papo-amarelo foi flagrado enquanto atravessava uma pista de caminhada nesta semana, próximo a Lagoa Maior, em Três Lagoas, a 313 quilômetros de Campo Grande. Quem passava pela orla teve que interromper o exercício para o bicho cruzar o trecho.
Jacaré entrou na água do outro lado da pista de caminhada.  (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo Pessoal)
Jacaré entrou na água do outro lado da pista de
caminhada. (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo Pessoal)
O jornalista Ricardo Ojeda, de 53 anos, caminha diariamente no local e decidiu fazer uma foto quando viu o réptil. “Era exatamente 6h15 [de MS]. Eu parei e fiz a foto. Ele saiu de uma lagoa para ir até a água do outro lado da pista”, disse.
Ele relatou ao G1 que já tinha visto o jacaré, mas foi a primeira vez que o viu na pista de caminhada. “É comum ver capivara, tuiuiú e garça na Lagoa Maior. É um mini pantanal no coração da cidade”, descreveu.
De acordo com a a Secretaria de Meio Ambiente do Município, a fauna e a flora da Lagoa Maior ainda não estão sendo monitorados e o local não possui placas de orientação. Por isso, a responsável pelo departamento de Preservação, Licenciamento e Educação Ambiental da Secretaria, Ana Paula Lima, informou que é preciso cuidado ao transitar pela área. 
Ela acrescentou que o município deve transformar a lagoa em unidade de preservação e a região deve ser sinalizada, mas não há data prevista para que isso aconteça."É importante que as pessoas quando verem um animal como esse jacaré não o trate como um um animal doméstico porque ele oferece risco. Então, nada de cutucar com pedaço de pau ou jogar pedra", destaca.
Jornalista registrou sequência de fotos após réptil entrar na àgua.  (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo Pessoal)
Jornalista registrou sequência de fotos após réptil entrar na àgua. (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo Pessoal)

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...