Pesquisar este blog

quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Número de casos confirmados de microcefalia cresce no RN e chega a 76

Ao todo, no estado, 374 casos já foram notificados como suspeitos de microcefalia relacionada a infecções congênitas


Sesap vem intensificando as ações de combate ao mosquito aedes aegypti (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Sesap vem intensificando as ações de combate ao mosquito (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
O número de casos de microcefalia no Rio Grande do Norte continua a crescer e já chega a 76 casos confirmados da doença. As informações são do último boletim emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/RN) relacionado a semana epidemiológica  n° 07, terminada em 20 de fevereiro.
Ao todo, no estado, 374 casos já foram notificados como suspeitos de microcefalia relacionada a infecções congênitas, sendo que 76 foram confirmados por exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita ou por critério clínico-laboratorial e com a identificação do vírus Zika.
São seis casos a mais em relação ao boletim divulgado na quarta-feira passada pela Secretaria Estadual de Saúde.
De todos os casos notificados este ano, um total de 23 foram descartados por apresentar exames normais ou malformações congênitas por causas não infecciosas. Os demais 275 estão em investigação. Os casos notificados estão distribuídos em 75 municípios do estado.
Mosquito na mira
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vem intensificando as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, bem como a estruturação da rede de atendimento aos pacientes com microcefalia no RN.
Em reunião técnica entre representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), ocorrida no último dia 17, foi definido como prioridade a ampliação da rede de serviços de habilitação e reabilitação física para as crianças com microcefalia.
A Sesap tem firmado importantes parcerias com instituições de grande representatividade, como Correios, Banco do Brasil, Grupo Neoenergia (Cosern) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) para unir forças no combate ao vetor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Portal no AR

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...