Pesquisar este blog

segunda-feira, novembro 07, 2016

Jovens veem ensino profissionalizante como meio de acesso ao primeiro emprego

Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil

Resultado de imagem para Jovens veem ensino profissionalizante como meio de acesso ao primeiro empregoPesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) aponta que a maioria dos jovens brasileiros considera a educação profissionalizante uma importante via de acesso ao primeiro emprego. O estudo "Os Jovens, a Educação e o Ensino Médido", divulgado hoje, revela que 76% dos que frequentam, frequentaram ou pretendem fazer um curso técnico avaliam o diploma como vital para ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente e 79% o consideram importante para seu futuro profissional com um todo.

Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com 2.002 jovens de 13 a 18 anos, entre os dias 8 e 18 de outubro. Do total de entrevistados, apenas 16,6% cursaram ou estão cursando o ensino técnico. Mas quase 51% dos que nunca frequentaram o ensino profissionalizante manifestaram o desejo de fazê-lo. Trinta e quatro por cento disseram não ter pretensão de se matricular em um curso técnico e pouco mais de 13% não souberam responder à pergunta.

Do total de entrevistados, 42% consideram boa a qualidade do ensino técnico oferecido no Brasil. Quase 8% a consideram ótima e 29%, regular. Quatro por cento dos entrevistados avaliam o ensino técnico como ruim (2,9%) ou péssimo (1,1%) e quase 16% dos jovens não souberam responder. Os cursos são mais bem avaliados nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste, onde mais da metade dos entrevistados os consideram bons ou ótimos.

Embora a ampla maioria não tenha apontado aspectos negativos, as críticas mais ouvidas pelos entrevistadores foram a curta duração dos cursos e a pouca oferta, seguida pela crença de que a carreira profissional seria pouco promissora e a formação ruim.


As críticas não encontram eco entre a parcela dos entrevistados que cursaram ou estão cursando o ensino técnico. Nesse público, que equivale a apenas os 16,6% dos jovens ouvidos, a ampla maioria disse estar bastante realizada com sua formação. Além disso, 48% deles pretendem fazer um segundo curso técnico.

BR-304/RN terá pontos parciais de interdição a partir de hoje

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará para interdições parciais no tráfego da BR-304/RN, em Mossoró, a parti...